quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Paróquia lança pedra fundamental da capelinha das aparições


Momento do lançamento e bênção da pedra (Fotos: Cacilda Medeiros)
Momento do lançamento e bênção da pedra (Fotos: Cacilda Medeiros)
O passo inicial para a construção do complexo que abrigará a réplica da capelinha das aparições de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, foi dado. No início da noite do último dia 12, aconteceu o lançamento da pedra fundamental para a construção, que ocupará um terreno ao lado do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, zona norte de Natal. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelo pároco, Padre João Maria do Nascimento, e por outros sacerdotes, e contou com a participação de autoridades civis e dezenas de fiéis.
No início da celebração, os fiéis acolheram a imagem de Nossa Senhora de Fátima, doada por Dom Antônio Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, em Portugal. A doação da imagem aconteceu por ocasião da visita de Dom Jaime e do Padre João Maria ao Santuário de Fátima, no final do mês de outubro, para solicitar a autorização para a construção da réplica da capelinha, em Natal.
Também, no início da missa, aconteceu o lançamento da pedra fundamental para a construção. “Esse lançamento é um passo concreto para a construção do complexo que, com certeza, será muito bonito. Esse momento foi registrado em ata, porque se torna um documento importante que ficará para posteridade”, ressaltou o Arcebispo.
A ideia de construir um complexo em honra da Virgem de Fátima, no Parque das Dunas, foi do pároco, Padre João Nascimento. Ele destacou que se trata de um processo, cujos passos vão se dando, um a um, para a concretização. “Primeiro, o projeto estava só no mundo das ideias; depois, vamos rabiscando, para, enfim, ir concretizando. E essa concretização começa com o lançamento e bênção da pedra fundamental”, explicou o pároco.
Imagem doada pelo bispo da Diocese de Leiria-Fátima
Imagem doada pelo bispo da Diocese de Leiria-Fátima
A alegria e a expectativa para ver o sonho da construção do complexo estavam estampadas no rosto dos fiéis. “Este momento é de extrema importância para nós, porque sabemos que será um local que vai irradiar o amor Mariano e a devoção a Nossa Senhora. Felizes somos nós que estamos participando dessa construção”, ressaltou o agente pastoral, Hérbert Henrique.
A capelinha das aparições, em Natal, será a segunda réplica a ser construída, em território brasileiro. A primeira foi inaugurada em 2011, na cidade do Rio de Janeiro, cuja construção foi coordenada pelo Monsenhor José Gomes. Ele participou da celebração, no último dia 11, no Parque das Dunas. “Deus nos inspirou e inspirou o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Depois, os peregrinos e fiéis abraçam esse grande projeto. E assim construímos o Santuário, que pertence à Arquidiocese do Rio de Janeiro”, contou Mons. José Gomes. Ele foi o primeiro reitor do Santuário, na capital fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário