sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

JMJ de Cracóvia já tem 25 mil voluntários

Além do Ano Santo da Misericórdia, que se iniciou no dia 08 de dezembro e se encerrará no dia 20 de novembro de 2016, outro dos grandes eventos que viverá a Igreja Católica no próximo ano será sem dúvida a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará em Cracóvia, Polônia, no final de julho.
JMJ de Cracóvia já tem 25 mil voluntários 2.jpg
A Diocese anfitriã continua com os preparativos para tão grande acontecimento no qual se esperam milhões de jovens de todos os continentes. Uma parte importante da organização do evento é a participação dos voluntários, que em anos anteriores se converteram em um apoio importante para a logística e desenvolvimento do encontro mundial. Se estima que para esta jornada sejam 25 mil jovens voluntários.
Sobre este tema foi entrevistado recentemente pela agência ANS -Agência de Notícias dos Salesianos- o Padre Adam Parszywka, SDB, que é o Diretor do Departamento de Comunicações do Comitê Organizador da JMJ de Cracóvia 2016.
"Já temos um grande grupo de voluntários. Alguns vieram de outros países e já começaram a trabalhar. Se encontram trabalhando na parte das inscrições porque se fazem em polonês, inglês, italiano, francês e espanhol; e o departamento de comunicação, já que todos os textos devem ser processados em nove idiomas oficiais", comentou o sacerdote salesiano.
Os voluntários procedem de vários países, entre eles Itália, Alemanha, Rússia e Brasil, este último com um nutrido grupo. "Do Brasil chegou um grupo muito grande, porque querem voltar a experimentar o que viveram na JMJ do Rio de Janeiro", disse o Padre Parszywka.
JMJ de Cracóvia já tem 25 mil voluntários 1.jpgEm relação às atividades e trabalhos que eles realizam, indicou que o mais importante vai além da preparação do evento, já que os voluntários têm uma preparação comum e participam em exercícios espirituais. "Há muitos que se dedicam a este trabalho nas tardes e nos finais de semana. Nós lhe asseguramos somente a hospedagem para dormir, as entradas, os bilhetes para o ônibus, o seguro, e dinheiro para comer", acrescentou.
Justamente sobre a preparação espiritual, comentou que já está em marcha e virá de diversos movimentos e associações eclesiais, tendo em conta as indicações do Papa Francisco. "Se pensou proposta de preparação segundo as idades, mas todos devem coincidir com os compromissos que o Papa Francisco nos indicou em sua mensagem para a JMJ 2016. Nos pediu, entre outras coisas e nestes meses prévios ao encontro, o cumprimento das sete obras de misericórdia corporais e espirituais".
Como parte deste caminho preparatório está também a peregrinação da Cruz da JMJ e o Ícone da Virgem "Salus Populi Romani" pelas dioceses polonesas. Sobre este tema, também se referiu o sacerdote salesiano: "Os símbolos da JMJ foram entregues à Polônia no dia 13 de abril de 2014 um Domingo de Ramos. Os símbolos já visitaram 16 Dioceses da Polônia e 10 países da Europa Central e Oriental, incluindo a Ucrânia. Atualmente se encontram em Varsóvia e depois passarão para a de Torun e assim sucessivamente de acordo com o planificado. Onde chegam os símbolos são recebidos por uma multidão de pessoas com grande devoção e oração".
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia", será o tema da Jornada. (GPE/EPC)


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org,

Nenhum comentário:

Postar um comentário