segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A festa de nossa Padroeira - MENSAGEM DO ARCEBISPO DOM JAIME.


Queridos irmãos e irmãs!
Nos próximos dias a Igreja de Natal dará início à Festa de Nossa Senhora da Apresentação. De 11 a 21 de novembro, cantaremos os louvores à Mãe de Deus, Senhora da Apresentação. No dia 21 faremos o ato de fechamento da porta que será designada como “Porta Santa”, na Catedral. Será o primeiro ato em vista do Ano Santo da Misericórdia. A nossa gratidão ao Papa Francisco por ter permitido que, nas catedrais e também em alguns santuários, fossem abertas Portas Santas. A Porta Santa da Catedral será aberta no dia 13 de dezembro, conforme Francisco estabeleceu na Bula de convocação do Ano Santo Extraordinário, Misericordiaevultus, de 11 de abril deste ano.
Neste ano, o tema da Festa de nossa Padroeira será: “Mãe da Apresentação: ensina-nos a cuidar da casa comum”, inspirado na Carta Encíclica Laudato si, sobre o cuidado da casa comum.  A Encíclica Laudato si, a segunda do Pontificado do Papa latino-americano, tem o seu título das primeiras palavras do “Cântico do irmão sol ou louvores das criaturas”, escrito por São Francisco de Assis, entre o inverno de 1224 e o verão de 1225. Neste cântico, o santo de Assis, canta os louvores ao Senhor por todas as criaturas, que ele chama de irmãos e irmãs: o irmão sol, a irmã lua e as estrelas, irmão vento, o ar, as nuvens, o sereno, o tempo, a irmã água, o irmão fogo, a irmã nossa, a mãe terra, e ainda a própria morte, a irmã morte.
Todos nós somos chamados a assumir nossa responsabilidade pelo cuidado do planeta, pelo cuidado do meio ambiente. De fato, como explicita o Pontífice, encontramos na Palavra de Deus uma relação forte entre a natureza e o homem, chamado a guardar e cultivar a terra, respeitar as leis da natureza, respeitar a bondade própria de cada criatura, ver e defender a relação entre natureza e fraternidade, justiça e fidelidade aos outros, receber a ação de Deus que renova a face da terra e chama o homem à redescoberta e o respeito pelos ritmos inscritos na natureza pela mão do Criador.
Nos dias da Novena de Nossa Senhora da Apresentação, nós pediremos que o exemplo de fé da Mãe de Jesus, Mãe e Rainha da criação, sustente a nossa caminhada, faça de todos nós guardiões da natureza, e que não esqueçamos jamais a exortação de Papa Francisco que, citando São João Paulo II, lembra que “os cristãos, em particular, advertem que a sua tarefa no seio da criação e dos seus deveres em relação à natureza e ao Criador faz parte da sua fé” (FRANCISCO. Idem, n. 64).
Venham todos, irmãos e irmãs! Participem da nossa Festa. Que a Mãe e Rainha de toda criação, Nossa Senhora da Apresentação, ensine-nos a assumir nossa missão de cuidar do dom que o Senhor nos concedeu, a casa comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário