quinta-feira, 15 de outubro de 2015

CNBB saúda o novo arcebispo de Porto Velho (RO)


Dom Roque estava como bispo de Roraima (RR) desde 2005
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cumprimenta dom Roque Paloschi, nomeado ontem, 14, pelo papa Francisco, como novo arcebispo de Porto Velho (RO). Na mensagem assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, a Conferência agradece a dedicação de dom Roque "em favor de todo o povo da Diocese de Roraima – RR e os trabalhos prestados em defesa dos direitos dos pobres, em especial, dos camponeses e dos povos indígenas".
Leia a íntegra da mensagem:
Saudação a Dom Roque Paloschi
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a notícia da nomeação de Dom Roque Paloschi como arcebispo de Porto Velho (RO).  O anúncio foi feito pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, 14 de outubro. Desde 2005, Dom Roque era bispo de Roraima (RR).
Natural de Lajeado (RS), Dom Roque nasceu em 5 de novembro de 1956. Foi ordenado presbítero no dia 7 de dezembro de 1986, em Bagé, no mesmo estado. De 1997 a 1999, participou do Projeto Igreja Solidária de Moçambique, dedicando-se aos trabalhos missionários e de evangelização com os povos da África.  Foi nomeado bispo de Roraima em maio de 2005.  No regional Norte 1 da CNBB, atuou como presidente de 2011 a 2015.
No mês passado, Dom Roque foi eleito presidente Conselho Indigenista Missionário (Cimi), durante Assembleia Geral da entidade. Também é membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam). 
Suplicamos para esse nosso irmão e para o povo a ele confiado a bênção de Deus e a maternal proteção de Virgem Maria, para os bons frutos de seu ministério. 
A CNBB agradece sua dedicação em favor de todo o povo da Diocese de Roraima – RR e os trabalhos prestados em defesa dos direitos dos pobres, em especial, dos camponeses e dos povos indígenas.
Com afeto e preces,
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário