quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Arcebispo Dom Jaime, confirma PORTA SANTA NO SANTUÁRIO.



O Arcebispo dom Jaime Vieira, no final da missa por ocasião dos 10 anos de vida eterna do Mons. Raimundo Gomes Barbosa, anunciou para toda a comunidade presente, que por ocasião do ano jubilar dedicado a MISERICÓRDIA, o Santuário de Santa Rita de Cássia, terá uma PORTA SANTA. A comunidade ficou muito satisfeita por esta grande graça jubilar.
O que é a PORTA SANTA: Uma Porta Santa é uma porta aberta pelo Papa para marcar simbolicamente o início de um Ano Santo. Cada uma das basílicas maiores de Roma tem a sua Porta Santa, que é fechada e murada fora deste período especial.
A tradição remonta a 1423, ano em que o Papa Martinho V abriu, pela primeira vez na história, um ano jubilar através de uma Porta Santa na Basílica de São João de Latrão.
A abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro remonta ao Natal de 1499. Nessa ocasião o Papa Alexandre VI quis que as Portas Santas fosse abertas não apenas em São João de Latrão mas também nas outras basílicas maiores, a de São Pedro, a de Santa Maria Maior e a de São Paulo Extramuros.
Até ao Jubileu do ano 2000 era costume que o Papa abrisse a Porta Santa da Basílica de São Pedro, delegando depois esse poder a um cardeal para a abertura das portas das três outras basílicas. O Papa João Paulo II rompeu esta tradição fazendo ele mesmo a abertura e fecho de todas as quatro Portas Santas de Roma: a da Basílica de São Pedro foi a primeira a ser aberta e a última a ser fechada. Na nossa Arquidiocese de Natal, a porta será fechada dia 21 e novembro e aberta depois do dia 08 de dezembro, quando será aberto oficialmente o ano jubilar da Misericórida em Roma, pelo Papa Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário