quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Alencherry: "É melhor uma Igreja amarrotada, mas que sai pela rua...”

Foi o cardeal indiano George Alencherry o encarregado na manhã de hoje, da meditação diária antes do começo da terceira Congregação geral da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Na presença do Papa Francisco, o prelado, arcebispo maior de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabareses e presidente do Sínodo da Igreja Siro-Malabar, comentou as passagens bíblicas da liturgia de hoje, partindo da leitura de Jeremias (Jr 22, 3) na qual o profeta anuncia à família real de Judá as ruínas que poderiam cair sobre o Reino, se o Rei não tinha feito justiça à justiça e salvado os oprimidos das mãos do opressor.
Uma passagem “que nos oferece uma mensagem bem aplicável para o objetivo das nossas deliberações sobre a família”, disse Alencherry. Em particular, ressaltou, "as palavras do profeta podem referir-se aos governantes e líderes de todos os tempos e também às pessoas que eles governam. Em muitos países do mundo as pessoas estão privadas da justiça devido à promoção do individualismo, do hedonismo e oprimidas por valores secularizados e linhas de ação".
Neste contexto, o cardeal perguntou-se “se os líderes da Igreja deram passos adiante com um papel profético como o de Jeremias, para apoiar o povo com a Palavra de Deus e o testemunho pessoal”, ou não. Jeremias – continuou – sofreu a solidão por causa do seu papel profético, assim também “os pastores da Igreja do presente são chamados a assumir nas suas vidas um papel profético do sofrimento e da Kenosis, semelhante ao de Jeremias".
Uma solidão que resultou nos séculos sucessivos no celibato sacerdotal: “um sinal” em época cristã, evidenciou o prelado indiano. “Jeremias não experimentou o profundo amor de uma esposa. Ele deve experimentar a solidão, como o Senhor experimenta a solidão”.
Isso não quer dizer que a Igreja deve permanecer "confinada" dentro de si. Pelo contrário – afirmou Alencherry, reiterando o convite do Papa Francisco na Evangelii Gaudium – melhor uma Igreja “amarrotada, danificada e suja porque está pelas ruas, do que uma Igreja saudável mas apegadas às próprias seguranças”.
"Mais do que do medo de sair pelas ruas – concluiu o prelado – a minha esperança é de que seremos movidos pelo medo de permanecer fechados dentro de estruturas que nos dão uma falsa sensação de segurança, através de regras que nos tornam juízes duros, através de hábitos que nos fazem sentir-se seguros, enquanto à nossa porta existem pessoas morrendo de fome e Jesus não se cansa de dizer-nos: Dai-lhes vós mesmos de comer (Mc 6, 37)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário