quarta-feira, 24 de junho de 2015

Morreu a sucessora de Madre Teresa de Calcutá

Na madrugada desta terça-feira (23/06), em Calcutá, na Índia, morreu Irmã Nirmala Joshi, sucessora da Beata Teresa de Calcutá.
A religiosa indiana tinha 81 anos e foi a primeira a dirigir as Missionárias da Caridade após o falecimento de Madre Teresa.
Morreu a sucessora de Madre Teresa de Calcutá.jpg
Os funerais de Irmã Nirmala deverão ser realizados na quarta-feira, a partir das 16h (hora local), em Calcutá, na sede da Congregação.

Na sexta-feira passada, os médicos sugeriram que a religiosa fosse internada devido ao agravamento de seu estado de saúde nos últimos dias. Irmã Nirmala, no entanto, preferiu permanecer em casa com suas irmãs de congregação.

Quem era
Irmã Nirmala nasceu em 1934, em Ranchi, atual capital do Estado de Jharkanda, ainda quando, sob o império britânico da Índia, a cidade fazia parte da província de Bihar e Orissa.
Ela era descendente de nepaleses e seu pai foi oficial do exército inglês até a independência da Índia no ano de 1947.

Embora seus pais fossem hindus, ela recebeu educação cristã com os missionários que trabalhavam na evangelização de Patna, capital do Estado de Bihar.
Foi então que ela conheceu o trabalho de Madre Teresa e logo manifestou expressou o desejo de compartilhar daquele serviço.
Dali até a conversão e consagração à Fé católica foi questão de tempo. E não demorou muito para ela passar a integrar como religiosa as fileiras das Missionárias da Caridade.

Com diploma em Ciências Políticas e experiência em advocacia, foi uma das primeiras irmãs da congregação a guiar uma missão estrangeira ao ser enviada pela fundadora para trabalhar no Panamá.

Contemplativa
Era uma religiosa de vida ativa, porém, sua alma era voltada para a contemplação. Em 1976, irmã Nirmala deu início ao ramo contemplativo das Missionárias da Caridade, do qual permaneceu líder até sua eleição como sucessora de Madre Teresa, em 1997, seis meses após a morte da beata fundadora.

Muito reservada, irmã Nirmala foi superiora geral das Missionárias da Caridade até 2009, quando foi sucedida por irmã Mary Prema Pierick, atual superiora da congregação. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticana


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org,

2 comentários: