quarta-feira, 17 de junho de 2015

A campanha por aulas de religião da Igreja em Valência, Espanha, chega a 300 mil fiéis.

Descobre o mistério de Deus. Esta é a proposta da Arquidiocese de Valência, Espanha, para motivar a alunos e pais de família a escolher as aulas de religião católica nas instituições educativas. Através das novas tecnologias, os vídeos, imagens e textos com argumentos que animam esta escolha são compartilhados nas redes sociais e tem chegado a mais de 322 mil crentes, segundo informou "Religión en Libertad".
A campanha por aulas de religião da Igreja em Valência, Espanha, chega a 300 mil fiéis 1.jpg
A execução da ideia, encomendada pela Igreja local à firma publicitária Medianil Comunicación, incluiu a criação de uma página web que alberga os recursos que se compartilhou através de redes como Twitter, Facebook e Instagram, entre outras. Por este motivo as ideias-chave são acompanhadas de atrativas imagens e oferecidas em um formato fácil de incluir nas publicações dos fiéis.
Segundo a Arquidiocese, os jovens "estão acolhendo a campanha de forma muito positiva", da mesma forma que "os centros escolares da Diocese de Valência aos quais vai dirigida, tanto públicos, como privados".A campanha por aulas de religião da Igreja em Valência, Espanha, chega a 300 mil fiéis 2.jpg
Argumentos a favor das aulas de religião
Os argumentos expostos na iniciativa são dirigidos aos pais de família, aos alunos e aos educadores de maneira diferenciada, o que facilita o acesso À informação e ajuda a obter respostas aos interrogantes que uns e outros podem apresentar àqueles que animam a vinculação dos estudantes à educação religiosa.
A campanha esclarece que as aulas de religião beneficiam não só aos católicos, mas está aberta a todos os estudantes. "Para o que o crente lhe ajuda a compreender sua Fé, e para o não crente lhe possibilita conhecer a contribuição do cristianismo à nossa cultura", indica o texto de perguntas e respostas da iniciativa. A campanha recorda também aos pais que a formação em religião é um direito que como tal pode ser exigido a todos os centros educativos de níveis infantil, primário e secundário.
Aos alunos, a Arquidiocese recorda que "a aula de religião não é chata, tem um temário muito variado, cheio de conteúdos que me interessam porque me ajudam a responder muitas de minhas perguntas". Destaca-se por exemplo como em aulas de religião católica "se conhecer, se fala, se contrasta, se interpreta... acerca de Deus, o homem, o bem, o mal, a história, a arte, a literatura, os avanços científicos, o sentido da vida...", e se convida para que os estudantes que não conhecem a Fé aproveitem esta oportunidade acessível de somente marcar uma casinha no formulário escolar.
A vida mais clara
Uma das perguntas mais frequentes tem a ver com a diferença e complementariedade da aula de religião católica e a catequese oferecida em paróquias e comunidades. "Em aula de religião se oferece um diálogo com as outras matérias para compreender o mundo a partir da cosmovisão cristã", esclarece a Arquidiocese. "Se descobre a contribuição do cristianismo para a nossa cultura, a ciência, a história, a arte... na catequese se ajuda a ter essa relação pessoal com Jesus Cristo".
A campanha por aulas de religião da Igreja em Valência, Espanha, chega a 300 mil fiéis 3.jpg
Os lemas escolhidos para comunicar os objetivos da aula nas redes sociais ilustram vários motivos para escolher a matéria: Para admirar a arte, para entender a história, para alcançar a paz e para descobrir o valor da vida. Cada um destes lemas é acompanhado de imagens chamativas da contribuição da Fé Católica no mundo e acompanhado de um lema geral: "Em aula, escolha Religião Católica. A vida mais clara". (GPE/EPC)


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário