segunda-feira, 18 de maio de 2015

“Comunicação e vivência de fé” é tema de conferência do Cardeal Orani João Tempesta


 Palestra inaugurou cursos de pós-graduação da FAHS, na capital potiguar
Foto: Luiza Gualberto
Foto: Luiza Gualberto
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, ministrou uma conferência em Natal (RN), na noite de ontem, sexta-feira, por ocasião da abertura dos cursos de pós-graduação da Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS), pertencente à Arquidiocese de Natal. O tema abordado por Dom Orani foi a “Comunicação e vivência de fé” e, em sua abordagem, ele destacou aspectos relevantes da comunicação católica, principalmente na atualidade. O evento foi realizado no auditório do SESC, no bairro Cidade Alta, na capital potiguar e reuniu o clero arquidiocesano, alunos, leigos, religiosos e professores da FAHS. Participaram ainda, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o diretor da Faculdade, padre Valquimar Nogueira; e os Arcebispos Eméritos, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macedo.
Em suas palavras, Dom Orani frisou a questão da troca de informações entre as pessoas, na atualidade, principalmente com a ascensão das redes sociais, além de levantar o questionamento acerca da profissionalização das pessoas que trabalham com comunicação na Igreja católica. “As mídias cresceram a capacidade de se relacionar com os outros. É de suma importância que a Igreja esteja inserida nesses meios, de forma eficaz, para comunicar melhor com o seu público”, destacou.
Ainda segundo o Cardeal, é preciso que a Igreja busque o estudo da comunicação e, para isso, ele reforçou a utilização dos documentos que tratam a questão comunicacional no ambiente religioso, citando o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – documento 99, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reflete e aponta pistas de ação para os comunicadores da Igreja católica. “Novas formas de comunicar vêm surgindo ao passar dos tempos e o estudo da comunicação vai auxiliar a Igreja na propagação do Evangelho”, ressaltou.
Segundo o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, a vinda de Dom Orani a Natal, representou um impulso e consolidação das novas modalidades de ensino, oferecidas pela FAHS. “Quero manifestar a minha alegria pela vinda de Dom Orani, que veio ministrar esta conferência, e dizer que esta aula inaugural vem consolidar estes novos cursos que vão ser oferecidos pela FAHS. A presença dele veio dar um impulso a mais para estas novas modalidades de ensino, que visam favorecer a nossa sociedade”, celebrou.
Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Faculdade Dom Heitor Sales são nas áreas de liturgia, comunicação institucional e eclesial, bem como, exploração sexual contra crianças e adolescentes e já estão com inscrições abertas. A previsão de início das aulas é no mês de agosto. Outras informações acesse: www.fahs.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário