quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Há 35 anos era eleito o primeiro papa polonês da história da Igreja


Da Redação, com Agência Ecclesia


Arquivo
Na primeira aparição como Papa, João Paulo II surpreendeu pela simpatia e simplicidade
No dia 16 de outubro de 1978 era eleito o primeiro Papa polonês da história. Escolhido pelo colégio cardinalício, o jovem cardeal Karol Jozef Wojtyla, optou pelo nome de João Paulo II, em homenagem ao seu predecessor, João Paulo I, falecido após 33 dias de Pontificado.

As primeiras palavras após o anúncio oficial do “Habemus Papam”, surpreenderam pela simpatia e simplicidade. Um Papa vindo de um “país distante”, como ele mesmo afirmou, marcaria a história da Igreja, com 26 anos de Pontificado. 

"Não sei se posso explicar-me bem na vossa... na nossa língua italiana. Se errar, vós me corrigereis. E assim me apresento a vós todos, para confessar a nossa fé comum, a nossa esperança, a nossa confiança na Mãe de Cristo e da Igreja, e também para começar de novo a percorrer um caminho da história e da Igreja, com a ajuda de Deus e coro a ajuda dos homens”, declarou do alto da sacada da Basílica Vaticana. 

O penitenciario-mor emérito da Santa Sé, Cardeal Manuel Monteiro de Castro, considera João Paulo II, como a “personalidade mais relevante” do século XXI. “Ele levou a palavra de Deus, palavra de fraternidade, de amor, de tranquilidade, de serenidade e bem-estar a todos os continentes”, destaca.

O cardeal português teve oportunidade de receber o Papa polonês em sua primeira visita ao México, e acompanhou-o ainda nas viagens às Caraíbas, a San Salvador, Espanha e Portugal. Ele destaca a forte personalidade do Papa e sua “ação  vigorosa  na Igreja e também no mundo político e diplomático”.

Entre os principais documentos escritos por João Paulo II, destacam-se as 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas. Ele realizou 104 viagens internacionais. Foi o criador das Jornadas Mundiais da Juventude, que reúne milhões de jovens pelo mundo.

O Papa polonês faleceu no dia 2 de abril de 2005. Foi beatificado por Bento XVI, seu sucessor, no dia 1 de maio de 2011 e será canonizado em 27 de abril de 2014, por decisão do Papa Francisco.

A Igreja  celebra a memória litúrgica de João Paulo II em 22 de outubro, data que assinala o dia do início de seu Pontificado. No calendário de santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela “extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo”.

Reveja esse momento histórico


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6negG6a5S5I


Nenhum comentário:

Postar um comentário