quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Conselho discute mudanças consistentes na Cúria, diz padre Lombardi


Da Redação, com Boletim da Santa Sé


O porta-voz do Vaticano, padre Lombardi concedeu nova coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 3, para informar sobre a reunião do Papa com os cardeais conselheiros, que está acontecendo desde a última terça-feira, 1º. Ele disse que nas reuniões de ontem o tema foi a reforma da Cúria Romana, com orientação de fazer não apenas ajustes na Constituição Pastor bonus, mas trazer novidades mais consistentes, em suma, uma nova Constituição.

Nas considerações do Conselho dos cardeais, é particularmente evidente a intenção de colocar em destaque a natureza do serviço da Cúria Romana à Igreja universal e às Igrejas locais. Nesse sentido, o sacerdote informou que um aspecto importante é o papel da Secretaria de Estado, que deve ser em todos os aspectos a Secretaria do Papa.

Leia mais
.: Conselho de Cardeais segue intenso, diz porta-voz do Vaticano


A reunião também abordou as relações entre os chefes de Dicastérios e o Papa e a coordenação entre os vários Dicastérios e escritórios. Neste contexto, tratou-se também da hipótese da nova figura de um “Moderador Curiae” e das suas possíveis funções.

Quanto a uma possível reordenação das instituições responsáveis pela administração dos bens temporais, o Conselho tocou na questão, mas não a aprofundou, esperando que as Comissões referentes instituídas pelo Papa levem adiante o seu trabalho.

Outro tema de destaque foi a questão dos leigos. Falou-se de como fazer com que esta dimensão da realidade da Igreja seja sempre mais adequadamente e eficazmente reconhecida e seguida no governo da Igreja.

Já nesta quinta-feira, o Conselho retoma uma vez mais as considerações sobre as questões já tratadas na terça-feira, sobre o Sínodo dos Bispos, para um aprofundamento em vista das decisões do Papa nos próximos dias sobre o tema e o modo de ajudar o próximo Sínodo. Os três dias de encontro se encerram com a reunião de hoje à tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário