quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Conselho de Cardeais segue intenso, diz porta-voz do Vaticano



Da Redação, com Rádio Vaticano


O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, se reuniu com os jornalistas nesta quarta-feira, 02, para dar informações sobre o segundo dia de encontro do Papa Francisco com o "Conselho de Cardeais". A reunião com os oito cardeais que constituem o grupo consultivo do Pontífice teve início na manhã desta segunda-feira, 1º.

O porta-voz afirmou que os Cardeais concelebraram, nesta manhã, a Missa com o Papa na Casa Santa Marta. A primeira reunião aconteceu logo em seguida na Biblioteca do Palácio Apostólico. Ele destacou que os horários de trabalho são intensos, das 9h às 12h30 e das 16h às 19h. Padre Lombardi afirmou que nesta manhã, devido à audiência geral, o Papa Francisco não participou do encontro.

Padre Federico Lombardi esclareceu que os cardeais escolhidos não são constituídos como delegados das Conferências Episcopais, como alguns jornais publicaram, mas são uma livre escolha do Papa. Os critérios foram a confiança que o Pontífice deposita nestes cardeais e também os locais de origem, sendo uma forma de ter toda a Igreja representada pelos oito membros.

Os trabalhos não têm apenas um caráter organizativo, mas segundo padre Lombardi, os cardeais partem de uma visão teológica, espiritual da Igreja, tendo como base a eclesiologia do Concílio Vaticano II, o qual se pretende levar adiante em toda a sua riqueza. Os prelados refletem sobre a missão da Igreja, seja em seu aspecto universal, seja em seu caráter local.

O porta-voz informou que os cardeais fizeram uma síntese de todas as sugestões recebidas. Esta documentação servirá de fio condutor dos trabalhos, e para classificar os temas de maior importância e a ordem em que serão tratados, neste encontro, e nos sucessivos. O Conselho voltará a se reunir na parte da tarde, com a presença do Papa Francisco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário