quinta-feira, 12 de julho de 2012

Igreja celebra Exéquias de Dom Eugenio Sales




Raphael Freire





Corações saudosos e cheios de gratidão. Esses foram os sentimentos que todos da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro traziam em seus corações durante a Missa de Exéquias pelo Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, realizada na tarde desta quarta-feira, 11 de julho, na Catedral Metropolitana, no Centro. Centenas de pessoas expressaram, por meio de orações e lágrimas, o pesar por perder um querido Cardeal, ou, como disse o Santo Padre, o Papa Bento XVI, um “intrépido pastor”.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, e pelos Cardeais: Dom Raymundo Damasceno de Assis, Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Cláudio Hummes, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Eusébio Scheid e Dom José Freire Falcão, além de por dezenas de bispos e sacerdotes, muitos dos quais ordenados por Dom Eugenio. Também marcaram presença na Santa Missa os familiares do Cardeal, autoridades políticas, civis, militares e religiosas.
— Além dos destaques que, a justo título, a mídia e as mensagens que nos chegam apontando diversos aspectos da brilhante carreira de Dom Eugenio, que marcou a vida nacional em boa parte do século XX, gostaríamos de destacar, neste momento, aquilo que é verdadeiramente sua coroa de glória, como batizado, como sacerdote e como bispo: sua conformidade com Nosso Senhor Jesus Cristo. É este o ideal que todos nós, leigos ou clérigos, em qualquer função que sejamos chamados a desempenhar, devemos ter continuamente diante dos olhos e que somos chamados a buscar sem cessar. (...) Foi esse o segredo de todas as suas atividades sociais, culturais, religiosas e de sua incansável fidelidade à Igreja e à sua doutrina, destacou Dom Orani durante a homilia.

Referindo-se à segunda leitura (2 Timóteo 4,6-8.17-18) proferida na Missa, o Arcebispo do Rio falou também da segurança e da confiança que Dom Eugenio tinha de ser acolhido pelo Bom Pastor e pela Virgem Maria na Bem-Aventurança eterna.
— Quem teve oportunidade de conviver com Dom Eugenio, nestes últimos meses, talvez pudesse perceber nele algo dessa segurança que transparece na epístola de São Paulo, do bom pastor que anunciou a Verdade com intrepidez, percorreu toda a carreira, e estava já à espera da coroa de justiça reservada àqueles que esperam com amor a vinda do justo Juiz. Pouco a pouco, com as forças definhando, pôde ir contemplando no seu interior a sua entrega final ao Senhor, afirmou.

Assim como o Papa Bento XVI, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, ao final da celebração, o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno de Assis, expressou seu pesar pelo falecimento de Dom Eugenio Sales.

— Como Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, desejo manifestar ao povo de Deus da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, na pessoa de seu Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, e aos familiares, profundo pesar pelo falecimento do Cardeal Eugenio de Araujo Sales. Ele desempenhou um papel relevante na vida da Igreja no Brasil e no mundo. Numa palavra, Dom Eugenio realizou plenamente o seu lema episcopal, inspirado no texto da Segunda Carta de Paulo aos Coríntios: “Gastarei e desgastarei toda a minha vida por vós” (II Cor 12,15). Como o Apóstolo pôde dizer: combati o bom combate até o fim e espero da misericórdia de Deus o prêmio eterno reservado àqueles que o amam e o servem nesta vida, ressaltou Dom Raymundo.

Sob aplausos, após a Missa de Exéquias, o corpo de Dom Eugenio de Araujo Sales foi conduzido à cripta da própria Catedral, onde foi sepultado. Cardeais, bispos e familiares de Dom Eugenio permaneceram diante do túmulo e, com grande emoção, entoaram o cântico Salve Regina (Salve Rainha, em Latim). Após o sepultamento, o espaço permaneceu aberto ao público, para orações.

O túmulo do Cardeal fica em frente ao de Monsenhor Ivo Antonio Calliari, responsável pela construção da Catedral do Rio. Dom Orani agradeceu pela presença das autoridades civis e religiosas falando também sobre as homenagens prestadas ao Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales.

— Tudo foi uma merecida homenagem pelas virtudes de Dom Eugenio. Através de sua missão, ele não ficou restrito, mas ultrapassou os limites da Igreja. Temos certeza de que do céu ele continua a rezar por todos nós, disse o Arcebispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário