quarta-feira, 6 de junho de 2012

Morre na Guatemala o "cardeal da paz"



Da Redação, com Rádio Vaticano


 
O Arcebispo emérito da Cidade da Guatemala, Card. Rodolfo Quezada Toruño, conhecido como "o Cardeal da paz da Guatemala", faleceu nesta segunda-feira, 4, aos 80 anos, numa clínica particular ao sul da capital. A causa da morte foi uma obstrução intestinal.

O Papa Bento XVI, através de um telegrama, se declarou "profundamente entristecido" com a morte do Arcebispo, que serviu "tão intensa e generosamente à Igreja durante seu ministério pastoral", como guia da diocese de Zacapa e Prelado de Santo Cristo de Esquipulas, e depois como Arcebispo da Sede Metropolitana da Cidade da Guatemala.

O Arcebispo foi um dos principais promotores da paz durante o conflito armado. De 1987 a 1993, presidiu a Comissão Nacional de Reconciliação, que propiciou o processo de paz. Na qualidade de mediador, participou de 1990 a 1994 das negociações para a pacificação do país, depois de 36 anos de guerra civil.

Em 2001 o Card. Rodolfo Quezada Toruño foi nomeado Arcebispo e Primaz da Guatemala e em outubro de 2003 foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário