quarta-feira, 18 de abril de 2012


Grupo retoma reflexões sociais sobre o RN

Um grupo, formado pelo Vigário Geral, Padre Edilson Nobre; representantes do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - SEAPAC, Diác. Francisco Teixeira e Procópio Lucena; professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RN; e o professor da Universidade Federal de Campina Grande, Severino José de Lima, se reuniu com o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, no gabinete episcopal, na tarde do último dia 16. A maioria dos que estavam na reunião participou da construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, há cerca de dez anos, quando Dom Jaime era bispo da Diocese de Caicó. “Nestas primeiras semanas como pastor da Arquidiocese de Natal tive a oportunidade de visitar várias instituições, entre elas as universidades. Em todas, sempre recordamos aquela boa fase de construção dos Planos de Desenvolvimento”, comentou Dom Jaime.

Cada participante do grupo falou da experiência do Plano do Seridó e de outras regiões, assim como teceu reflexões a cerca da situação sócio-econômica do Rio Grande do Norte e da Região Nordeste. “Há um desejo de retomarmos este tipo de diálogo com a sociedade e com o governo”, destacou José Procópio, do SEAPAC.

Dom Jaime falou sobre o Observatório Social do Nordeste, criado em Campina Grande, no ano passado, do qual ele faz parte do Conselho Superior. “O Observatório é um organismo, que reúne pessoas da Igreja e instituições sociais, cuja finalidade é conhecer melhor a realidade sócio-econômica do Nordeste”, informou o Arcebispo.

Todos os participantes da reunião afirmaram o desejo de retomar as reflexões a cerca da situação sócio-econômica do Estado e, futuramente, construir um Plano de Desenvolvimento para o território da Arquidiocese de Natal. “Favorecer estas reflexões sobre a atual situação, inclusive a seca, desafios e perspectivas do semiárido nordestino, é uma grande contribuição que a Igreja Católica pode oferecer à sociedade”, enfatizou o Diácono Teixeira.

Como encaminhamento da reunião, o grupo propôs a realização de dois seminários, sendo um para um público interno, da Igreja; e outro aberto para a sociedade. A próxima reunião do grupo, para iniciar o planejamento dos seminários, acontecerá dia 25 próximo, às 14 horas, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral.               Foto: Cacilda Medeiros

Grupo se reuniu para tratar de questões que dizem respeito à situação social do RN e do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário