quarta-feira, 28 de março de 2012

Papa encontra-se com Fidel Castro antes de deixar Cuba




Da Redação, com Rádio Vaticano


Reuters
Bento XVI se encontra com Fidel Castro nesta quarta-feira, 28, antes de concluir sua visita a Cuba
O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, realizou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 28, concluindo a visita de Bento XVI a Cuba. A entrevista aconteceu no Hotel Nacional - centro da imprensa internacional, em Havana.

Logo no início da coletiva, padre Lombardi confirmou o encontro entre Bento XVI e o comandante Fidel Castro, que chegou à Nunciatura Apostólica às 12h20 (10h20 no horário de Brasília). A conversa "muito cordial" teve início logo em seguida.

Acesse
.: Veja mais fotos do encontro na página oficial da visita no Facebook
.: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México.: Todas as matérias sobre a visita do Papa a Cuba


Bento XVI manifestou sua felicidade por estar em Cuba e sua gratidão pelo acolhimento recebido pelo povo e pelo país. Por sua vez, Fidel afirmou que tinha um desejo pessoal de encontrar o Papa e que seguiu todos os eventos desta viagem pela televisão. Houve uma brincadeira sobre a idade dos dois, que são parecidas (Bento XVI completará 85 anos daqui poucos dias e Fidel, em agosto, 86), e o Papa disse: “Sou idoso, mas ainda posso desempenhar meu dever”.

Houve uma troca de ideias, perguntas de Fidel ao Papa para saber dele seu pensamento e informações que desejava, pois, disse ao Pontífice, sua vida é dedicada à reflexão, ao estudo e à escrita desde que não ocupa mais funções políticas públicas. O ex-presidente perguntou sobre a liturgia da Igreja, o que faz um Papa, que por sua vez falou do significado de suas viagens. Falou-se das dificuldades do tempos de hoje da humanidade, dos desafios que se apresentam à ciência, dos problemas ecológicos, como cada religião enfrenta a multiplicidade das respostas. Comentou-se a dificuldade que a humanidade enfrenta quando se afirma a ausência de Deus e a relação entre fé e razão.

O encontro durou meia-hora, “mas poderia ter durado muito tempo”, referiu padre Lombardi. No final, Fidel pediu ao Papa que enviasse alguns livros sobre os temas que debateram juntos e se ele já sabia quais eram esses livros. O Papa respondeu que deveria pensar. Também estavam presentes no encontro a esposa de Fidel e dois filhos.

Padre Lombardi fez um balanço desta viagem, afirmando que Bento XVI encontrou nas duas etapas cubanas desta viagem cerca de 500 mil pessoas entre Santiago de Cuba e Havana e que a imagem principal é a do Papa comoPeregrino da caridade no Santuário nacional. Destacou o empenho dos jovens, com a vigília realizada esta madrugada.

Uma das perguntas dos jornalistas foi sobre se Fidel pertencia à Igreja Católica. Padre Lombardi respondeu que existe diferença entre ser batizado e participar plenamente de uma comunidade.

Sobre um hipotético encontro com o Presidente venezuelano Hugo Chávez, em Cuba nesses dias para um tratamento de saúde, o porta-voz vaticano afirmou que não houve um pedido para que este evento se realizasse.

Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário