quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Igreja Católica felicita muçulmanos pelo mês do Ramadã

Durante Ramadã, os muçulmanos vivem um tempo de renovação da fé,
O presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Pier Luigi Celata, felicitou os muçulmanos pelo Ramadã, mês sagrado para o islamismo, e assegurou a proximidade espiritual da Igreja Católica para este mês de jejum e oração.

O cardeal falou nesta segunda-feira, 1º, em entrevista à Radio Vaticano, sobre o Ramadã, o mês no qual os muçulmanos praticam o jejum ritual que é considerado um dos cinco pilares do islamismo.

“Aos nossos irmãos muçulmanos asseguramos a nossa proximidade espiritual fazendo votos que eles possam realizar tudo aquilo que o coração deles de crentes em Deus deseja para eles mesmos e para todos os homens”, salientou Dom Pier Luigi.

O presidente do dicastério também ressaltou que pretende enviar uma mensagem para o Iftar, ou seja, o encerramento do Ramadã, que geralmente tem duração de 29 ou de 30 dias. De acordo com ele, a mensagem terá palavras de felicitação e abordará um tema de interesse comum.


Saiba Mais
Durante Ramadã, os muçulmanos vivem um tempo de renovação da fé, são convidados a praticar de forma mais intensa a caridade e a resgatar o valor da fraternidade e da vida familiar. Também é orientado aos membros que se aproximem mais assiduamente dos valores sagrados, através da leitura do Alcorão e de visitas frequentes à mesquita.

O jejum é observado durante todo o mês, da Alvorada ao pôr do sol, e aplica-se inclusive à abstinência de relações sexuais, já que o momento é visto como uma grande oportunidade para a prática da disciplina e da doutrina.

No final do mês, é celebrado o Iftar, que marca o ultimo dia do Ramadã, no qual os membros da família se reúnem. Neste dia, algumas pessoas de outras religiões, inclusive os cristãos, são convidados para participar deste momento de festa e de alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário