terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dominicanos comemoram 150 anos de evangelização na China

 A pregação e a formação das vocações locais continuam a ser o compromisso prioritário dos Dominicanos, que celebram 150 anos de missão em Hong Kong, na China.
Segundo informa o boletim diocesano Kong Ko Bao, encorajados pela vocação nativa de Christopher Chor, ordenado sacerdote no último dia 9 de julho, "os Dominicanos sentem fortemente esta exigência pastoral".
Padre Chor, que teve a oportunidade de testemunhar a identidade dominicana através do serviço paroquial, foi um dos assistentes espirituais da delegação oficial da Diocese de Hong Kong na Jornada Mundial da Juventude em Madri.
Segundo o sacerdote "nosso trabalho de pregador deve apostar nos jovens, em sua espiritualidade e no conhecimento da fé".
Já o padre Ambrose Mong, dominicano originário de Cingapura, destacou a complementaridade da formação e da pastoral paroquial, que ajudam a testemunhar a missão do pregador, "sobretudo em uma sociedade como a de Hong Kong, marcada pela multi-religiosidade e fortemente influenciada pelo secularismo".
A Ordem dos Frades Pregadores (O.P.), conhecida como Dominicanos, começou sua missão na China em janeiro de 1631. Em 1650, o chinês Luo Wen Zao entrou para a Ordem dos dominicanos no convento de Manila. Sucessivamente, foi consagrado Vigário Apostólico de Nanquim (hoje Nan Jing) e foi o primeiro Bispo de origem chinesa.
Os dominicanos da província chinesa do "Rosário", como é chamada a província do extremo Oriente, constituem também a única província missionária da Ordem. Os dominicanos chegaram a Taiwan em 1859 e são considerados os primeiros evangelizadores da ilha, e em Hong Kong em 1861. Até hoje, Hong Kong sempre foi considerada a base da província. A comunidade de Hong Kong conta 12 religiosos e um diácono, muito ativos no campo da instrução e da missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário