terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bento XVI nomeia novo grão-mestre do Santo Sepulcro


Dom Edwin Frederick O'Brien foi nomeado por Bento XVI como novo Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém
O Papa Bento XVI aceitou a renúncia apresentada pelo Cardeal John Patrick Foley, do encargo de Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e nomeou para a função, Dom Edwin Frederick O'Brien, até o momento arcebispo de Baltimore, nos Estados Unidos.

Dom O'Brien nasceu em Nova Iorque no dia 8 de abril de 1939. Foi ordenado sacerdote em 1965 e sagrado bispo em 1996. Seguiu ainda a carreira de militar ordinário nos Estados Unidos. Em 2007, foi nomeado Arcebispo de Baltimore.

O Cardeal John Patrick Foley, Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro em Jerusalém desde 2007, completou 75 anos no dia 11 de novembro.

Ordem Equestre

As origens da Ordem Equestre do Santo Sepulcro começaram na libertação de Jerusalém por Godofredo de Bouillon, em 1099. Com o desaparecimento do Reino de Jerusalém, a ordem continuou a existir na Europa mantendo os ideiais dos "cavaleiros das cruzadas" de propagarem a fé, defendendo os mais fracos e o amor ao próximo.

Em 1847, Pio IX atualizou a ordem com a promulgação de um novo estatuto, colocado sob a proteção da Santa Sé e do governo Patriarca Latino. Também foi definido o papel da ordem, ou seja, a manutenção da obra do Patriarcado Latino de Jerusalém, mantendo o dever de propagaçao da fé.

Pio XII, em 1949, estabeleceu que a função de Grão-mestre dessa Ordem fosse assumida por um cardeal, indicando ao Patriarca de Jerusalém a prerrogativa de Grão-Prior. O Papa João XXIII, em 1962, e depois Paulo VI, em 1977, deram um maior impulso inserindo no estatuto normas mais precisas para permitir uma ação mais coordenada e eficiente. Em 1996, João Paulo II elevou a dignidade da Ordem: hoje é de fato uma Associação Pública de Fiéis erigida pela Sé Apostólica.

A ordem, hoje, tem como objetivo fortalecer em seus membros a prática da vida cristã e, absoluta fidelidade ao Papa, segundo os ensinamentos da Igreja. Além disso, sustenta e ajuda as obras e as instituições Culturais, Caritativas e Socias da Igreja Católica na Terra Santa, especialmente as do Patriarcado Latino de Jerusalém, com o qual a ordem mantém ligações tradicionais. Promove, enfim, a conservação e propagação da fé naquelas terras e sustenta os direitos da Igreja Católica na Terra Santa. 
Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário