sexta-feira, 3 de junho de 2011

Papa diz que criação de Estado Palestino é "aspiração legítima"

Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o Papa Bento XVI
O Papa Bento XVI recebeu em audiência o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, na manhã desta sexta-feira, 3.

O encontro realizou-se em um clima de cordialidade e ressaltou a difícil situação da Terra Santa. Em particular, salientou-se a urgência de se encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito palestino-israelense, bem como assegurar o respeito pelos direitos de todos e, portanto, a concretização das legítimas aspirações do Povo Palestino a um Estado independente.

Em seguida, reiterou-se que o Estado de Israel e o Palestinense devem viver em segurança o quanto antes, em paz com seus vizinhos e dentro dos parâmetros internacionalmente reconhecidos. Nesse quadro, com o apoio da comunidade internacional e em um espírito de cooperação e de abertura à reconciliação, a Terra Santa poderá encontrar a paz.

Também fez-se referência à situação das comunidades cristãs nos Territórios Palestinos e, de modo geral, no Oriente Médio. Ressaltou-se a contribuição insubstituível que os cristãos oferecem à construção da sociedade.

Enfim, desejou-se que os trabalhos da Delegação da Santa Sé e da Organização para a Libertação da Palestina procedam de modo frutuoso na elaboração de um Acordo Global entre as partes.

O presidente encontrou-se também com o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti.

Leia mais
.: Saiba mais sobre as relações diplomáticas da Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário