quinta-feira, 2 de junho de 2011

É preciso testemunhar Cristo também nas redes sociais, diz Papa


 
As redes sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas. Nelas os cristãos devem também agir de forma coerente.
Existe um estilo cristão presente também no mundo digital, um estilo baseado numa comunicação honesta e aberta, responsável e respeitosa com o outro. Foi o que salientou o Papa Bento XVI em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado neste domingo, 5.

Acesse
.: Mensagem do Papa para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais


Comunicar o Evangelho por meio das novas mídias, segundo o Papa, significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele.

“Também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele”, ressaltou Bento XVI.

As redes sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas, logo, o Papa aconselha aos cristãos que se unam com confiança, criatividade, consciência e responsabilidade, para que estas não sejam meios de simples satisfação do desejo de estar presente.

A web, salientou o Pontífice, contribui para o desenvolvimento de formas novas, e mais complexas, de consciência intelectual e espiritual. “Somos chamados a anunciar neste campo, também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição”, enfatizou.

Os jovens são os mais envolvidos nesses novos meios de comunicação, mas o Santo Padre alerta que é preciso estar atento para evitar seus perigos da rede, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. “Na busca de partilha, de 'amizades', confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio 'perfil' público”, aconselhou Bento XVI.

Leia mais
.: Papa ressalta importância da missão de profissionais da comunicação
.: Igreja deve descobrir no mundo digital auxílio para falar de Deus
.: Novas tecnologias influenciam o modo de ensinar e educar
.: Os benefícios e riscos no uso das redes sociais
.: A Igreja necessita dos meios de comunicação, diz Dom Orani
.: Papa pede que jovens testemunhem sua fé através do mundo digital
.: Veja como a interatividade contribui para o anúncio do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário