quinta-feira, 9 de junho de 2011

Comissão Episcopal participa do lançamento do Comitê Gestor da Conferência Rio+20 .

Comissão Episcopal participa do lançamento do Comitê Gestor da Conferência Rio+20
rio20logo2Com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do subsecretário geral para Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU), Sha Zukang, foi lançado ontem, 7, no Palácio do Planalto, em Brasília, o Comitê Nacional de Organização da Conferência das Nações Unidas “Rio+20”, que acontecerá durante a Semana do Meio Ambiente, em junho de 2012, no Rio de Janeiro. A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz, da CNBB, irmã Delci Maria Franzen, foi convidada pelo Ministério do Meio Ambiente a participar do lançamento.
A Comissão Nacional será co-presidida pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota. A principal missão do órgão será integrar as vozes das diversas esferas públicas do poder federal, estadual e municipal, com representantes da sociedade civil.
Através do tema “Desenvolvimento Sustentável: Compromisso com o presente e diálogo com o futuro”, a Conferência deverá tratar dos seguintes temas no seu painel central: Crescimento econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental.
“Ainda restam muitas dúvidas sobre como vai ser a Rio+20, e se de fato haverá algum avanço concreto, mas pelo menos o Governo reconhece que o Brasil será sede do maior evento ambiental mundial e suas políticas ambientais estarão na vitrine do planeta, 20 anos após a outra importante Conferência sobre o clima, que foi a ‘Eco 92’”, afirmou a irmã Delci Maria Franzen.
No lançamento do comitê, a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, focou o compromisso do Brasil em relação à questão ambiental do planeta, pela sua imensa riqueza de biodiversidade, florestas e águas e a diversidade cultural do seu povo.
O Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, desafiou os participantes da Conferência Rio+20 a tratarem com seriedade as questões relacionadas à economia verde, ao combate à pobreza e governança mundial.
Já a presidente Dilma assinou o decreto da criação do comitê brasileiro em preparação à Conferência Rio+20, dizendo que a Conferência pode contribuir para que os países assumam o compromisso com o futuro da humanidade. “O Brasil está disposto a assumir as suas responsabilidades em relação à proteção das florestas, da biodiversidade e da água, como grande potência na produção de alimentos e na produção de fontes de energia renovável”, destacou a presidente.
Fonte: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário