quinta-feira, 9 de junho de 2011

Beato José de Anchieta é recordado em Missa na Catedral da Sé

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer: ''Nunca devemos desesperar ou achar que não dá para fazer nada''
O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu a celebração da Santa Missa em memória do Beato José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, às 18h desta quinta-feira, 9, na Catedral da Sé, em São Paulo (SP).

Dom Odilo recordou que o Beato está ligado à história do Brasil e de modo especial da cidade de São Paulo, uma vez que foi em torno da missão jesuítica estabelecida na pequena aldeia que encontram-se as raízes da atual megalópole brasileira.

Acesse.: NA ÍNTEGRA: Homilia do Cardeal Odilo Pedro Scherer

"Hoje, somos continuadores do trabalho que os primeiros missionários aqui iniciaram. É bom pensar que entre eles há um que já foi beatificado e, queira Deus, seja proclamado santo o quanto antes, porque era um homem santo, grande homem de Deus, missionário dedicado, que amou esse povo indígena, inculturou-se para anunciar o Evangelho", salientou.

O Arcebispo afirmou que deseja ver a Causa de Anchieta progredindo, o que acontecerá à medida que o povo tiver grande amor ao Beato. "É preciso recorrer a ele em nossas necessidades. Quando estivermos doentes, por exemplo, recorrer à intercessão dele para obter de Deus alguma graça especial", disse.


Missão na cidade

Dom Odilo sublinhou que todos são chamados a formar uma única família de Deus e, por isso, devem viver em paz e fraternalmente, procurando respeitar-se e respeitando reciprocamente em sua dignidade, na condição de irmãos que são pelo Batismo e pela fé.

Nesse sentido, o Arcebispo disse que, hoje, todos os fiéis são enviados a proclamar e testemunhar o Evangelho à população urbana, todos são convidados a testemunhar e mostrar que Deus ama esse povo, como fez o Beato Anchieta com os indígenas.

"Queremos, por isso, hoje, recordando o Beato, pedir a Deus que nos dê um grande espírito missionário. Nunca devemos desesperar ou achar que aqui não dá para fazer nada. Nesta, como em todas as outras grandes cidades, Deus quer que testemunhemos Seu Evangelho, Seu amor, mostrando que o caminho de Jesus é bom para todos, é caminho para a dignidade humana, a vivência de fraternidade e a justiça na sociedade, a construção de convivência humana que seja digna, conforme ao desejo de Deus, caminho de esperança e vida".

Em meio a cidades que muitas vezes são opressivas e rejeitam a tantos, a Igreja deve testemunhar o Evangelho sobretudo onde há mais necessidade, ou seja, em meio ao sofrimento, lá onde a pessoa humana é esquecida e a idolatria toma conta.

"Peçamos essa graça através do Beato José de Anchieta, para que sirvamos fielmente ao Evangelho, tornando-nos tudo para todos, não só para alguns, e nos esforcemos em ganhar para Deus nossos irmãos no amor de Cristo", salientou.

Por fim, o Cardeal Scherer recordou que esta semana é preparatória à Celebração de Pentecostes, que acontece no domingo, 12.

"Que possamos, com a plenitude dos dons, ser uma Igreja corajosa, testemunha de Jesus em São Paulo, uma Igreja fiel e servidora de nosso próximo, como Jesus nos ensinou. Que Deus ajude a todos nós a sermos um pouco daquilo que foi o Beato José de Anchieta", pediu.


Oração ao Beato José de Anchieta
Senhor nosso Pai,
através do Beato Padre Anchieta, evangelizastes o nosso Brasil.
Ele amou os pobres e sofredores,
amenizando e curando seus males e foi solidário com os índios,
ajudando-os a Vos conhecer e amar em sua própria língua e costumes.
Neste momento, ó Pai querido, por intercessão do Beato Padre Anchieta,
eu Vos peço (faça aqui o seu pedido) fortalecido pela mediação de Nossa Senhora,
que ele muito amou em sua vida. Amém.
Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário