segunda-feira, 7 de março de 2011

Ecumenismo marcará próximo Congresso Eucarístico Internacional


 
O 50º Congresso Eucarístico Internacional acontecerá entre os dias 10 e 17 de junho de 2012, em Dublin, Irlanda
O Arcebispo de  Armagh e Dublin, na Irlanda, Cardeal Seán Baptist Brady apresentou, nesta semana, o programa do 50º Congresso Eucarístico Internacional. O evento tem como tema “A Eucaristia: Comunhão com Cristo e entre nós” e acontecerá na capital irlandesa de 10 a 17 de junho de 2012.

“Nós olhamos para o Congresso Eucarístico, como um evento e um caminho. Lançamos também o que chamamos de peregrinação do sino do Congresso Eucarístico. O sino foi colocado em um recipiente de madeira e será transferido de paróquia em paróquia por toda a Irlanda”, conta o secretário geral do Congresso, padre Kevin Doran.

Este ato, segundo o secretário geral, é como um convite à população irlandesa para que renove sua fé, empenhando-se na oração, reconciliação e missão. Para ele, o badalar do sino significa o chamado de Cristo e da Igreja e uma preparação espiritual para o Congresso.

Os eventos mais importantes do Congresso acontecerão na Royal Dublin Society, um centro de conferência, enquanto as Missas acontecerão nas quadras esportivas. “Haverão outros eventos como grupos de trabalho, espaços reservados aos jovens e às paróquias”, explica o secretário geral.

O primeiro dia do Congresso focará na importância do Batismo como ato inicial para a vida em comunhão. Padre Doram lembra que essa é a “porta de entrada” para a vida dentro de comunidade cristã de qualquer tradição, “porque todos dividem o Batismo e são ligados pelo mesmo Espírito”.

Assim, neste primeiro dia de Congresso haverá uma celebração ecumênica da Palavra guiada por líderes cristãos de diversas religiões.

Para padre Doran, a realização deste evento na Irlanda tem uma grande importância diante das dificuldades que o país está enfrentando na recuperação da crise economica e na superação dos escânda-los de abusos sexaul de menores envonveldo membros da Igreja.

“Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do Congresso Eucarístico em Dublin nos diz justamente neste momento que precisamos restabelecer o relacionamento de confiança e comunhão que foi enfraquecido justamente pelos nossos defeitos”, ressalta o secretário-geral.

Somente assim, segundo padre Doran, com a presença de Cristo e, por meio do serviço a Cristo, a confiança e a comunhão serão restabelecidas.

“Do ponto de vista universal, penso que seja para nós uma boa ocasião para celebrarmos juntos com os católicos de outros países como a Grã-Bretanha, Estados Unidos, Austrália e África do Sul, grande parte dos países africanos e asiáticos, onde atuaram missionários irlandeses. E alguns desses países católicos estão, hoje, juntos a nós de maneira diferente como sacerdotes em nossas paróquias em Dublin”, salienta padre Kevin Doran.

Leia mais
.: Congressos Eucarísticos realçam universalidade da celebração

fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário