segunda-feira, 7 de março de 2011

Bíblia é traduzida para mais um idioma


Por ocasião do estudo da Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Domini, Dom Julio Cabrera, Bispo de Jalapa, na Guatemala, apresentou a recente publicação da Bíblia traduzida em k'iche, a mais popular das 22 línguas maias faladas no país. Esta tradução da Bíblia é fruto de 23 anos de trabalho de um grupo coordenado pelo sacerdote francês Bernardo Guos e de Isabel Sucuquí, madre-língua maia, originaria de Chiché, El Quiché.

Dom Cabrera explicou que o trabalho de digitalização do documento começou no ano passado em Bilbao, na Espanha, e prosseguiu na China com a impressão, de onde a Bíblia provém para ser entregue ao povo da Guatemala. Padre Guos ressaltou ainda que a tradução das Escrituras não foi feita a partir do espanhol, mas da língua original, através de um processo de revisão constante por parte dos catequistas k'iché, para chegar ao texto final de uma Bíblia moderna, que permite a leitura do texto sem a ajuda de outras línguas.
Isabel Sucuquí expressou sua alegria por esta versão que honra todos os mártires, o povo k'iche e todas as pessoas envolvidas na tradução. Também reconheceu a preciosa contribuição dos catequistas das diversas paróquias católicas do ocidente do país. A tradução da Bíblia em k'iché marca um momento histórico para a Igreja na Guatemala, que oferece hoje o Livro Sagrado em sua língua a muitos catequistas que, para salvar suas vidas tiveram, que enterrar suas Bíblias e outros textos de formação cristã quando a Igreja local foi perseguida.
fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário