sábado, 12 de dezembro de 2015

Morrem dois cardeais da Igreja

Cardeal Julio Terrazas, 79 anos, e cardeal Carlo Furno, 94 anos
Faleceu na quarta-feira, 11, aos 79 anos, em decorrência de problemas de saúde, o arcebispo emérito de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, cardeal Julio Terrazas Sandoval (foto à esquerda). A Igreja também se despediu do cardeal Carlo Furno (foto à direita), 94 anos. Ele era grão-mestre emérito da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e arcipreste emérito da Basílica de Santa Maria Maior.
Em nota emitida pela Santa Sé, ao decano do colégio cardinalício, cardeal Angelo Sodano, o papa Francisco lamentou profundamente as mortes dos bispos. No texto, destacou a missão do cardeal Furno, que foi núncio apostólico no Peru, Líbano, Brasil (de 1982 a 1992) e Itália.
“Elevo férvidas orações de sufrágio a fim de que o Senhor o acolha na alegria e na paz eterna e bênção apostólica aos que partilham a dor pelo falecimento de tão benemérito purpurado”, escreveu o papa.
Ainda, na mesma ocasião, Francisco enviou mensagem de pêsames pelo falecimento do cardeal Julio Terrazas. “Com fervorosas orações de sufrágio para que o Senhor conceda a paz a quem com a luz da fé e a força da esperança se manteve fiel ao ministério recebido, e com generosidade e destemor dedicou sua vida ao serviço do Evangelho, da justiça e da paz”, lê-se na mensagem. 
De acordo com informações da Santa Sé, com a mortes dos cardeais, o Colégio Cardinalício passa a ter 216 purpurados, dos quais 117 eleitores, e 99 não-eleitores. 
CNBB com informações da Rádio Vaticano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário