terça-feira, 10 de novembro de 2015

Mártires do RN podem ser canonizados em 2017

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, em coletiva de imprensa na última semana, anunciou a possibilidade da canonização dos Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, conhecidos como Protomártires do Brasil, em 2017, ano em que o Papa Francisco regressa ao Brasil por ocasião do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.
Gaudium Press.jpg
Presente em Roma nesses últimos dias, o prelado teve participação em uma audiência com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, em 27 de outubro, onde abordou a possibilidade de canonização destes que podem se tornar os primeiros mártires santos nascidos em terras brasileiras.
Conforme contou Dom Jaime, "desde agosto, vínhamos mantendo contato com o Cardeal Dom Cláudio Hummes, que nos informou que o Papa pretende canonizar os Mártires mais antigos, não só os nossos, mas mártires de outras partes do mundo também".
Ainda, o Arcebispo de Natal disse que o Cardeal Amato havia mostrado a ele "um escrito do Papa pedindo que o processo de canonização fosse agilizado".
Segundo o prelado, a Arquidiocese de Natal deve iniciar o processo de intensificação das providências solicitadas pelo Cardeal Amato, que aliás, salientou a possibilidade de canonização dos os Mártires Potiguares, em 2017, época em que o Santo Padre virá ao Brasil pela segunda vez, após a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, em 2013.
Beatificados em 2000, por São João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, os Mártires de Cunhaú e Uruaçu possuem sua história remontada com base no período em que holandeses calvinistas tinham ocupado os territórios da região nordeste do país, entre 1630 e 1654. Naquele tempo, os guerrilheiros queriam obrigar os católicos a se converterem ao calvinismo, proibindo até a celebração da Santa Missa.
Neste período, em 1645, os católicos do Engenho de Cunhaú foram martirizados durante a Celebração Eucarística, de maneira violenta, sendo que o caso voltou a ter um novo episódio em Uruaçu três meses depois. De acordo com relatos, na ocasião, o camponês Mateus Moreira teve seu coração arrancado pelas costas. E estando prestes a morrer, emitiu em voz alta as suas últimas palavras: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento!". (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações ACI Digital


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org,

Nenhum comentário:

Postar um comentário