sexta-feira, 16 de outubro de 2015

“O verdadeiro problema de nosso tempo é a falta de Fé em Deus”, diz Cardeal Re

O Prefeito emérito da Congregação para os Bispos da Santa Sé, Cardeal Giovanni Battista Re, presidiu uma Missa no último dia 12 de outubro, véspera da comemoração da última das aparições da Santíssima Virgem em Fátima, Portugal, no importante Santuário mariano português. Em sua homilia, o purpurado fez um balanço por várias das crises da atualidade e indicou que "o verdadeiro problema de nosso tempo é a falta de Fé em Deus".Cardeal Re.jpg
O Cardeal Re falou das crises financeiras e econômicas, as crises morais da sociedade atual e várias crises sociais, explicando que "na base destas crises está uma que é a raiz de todas as outras: a carência de Deus". "Quando Deus perde o lugar central que lhe corresponde, também o homem perde o seu lugar", acrescentou. "Distante de Deus, o ser humano se perde, à mercê de egoísmos pessoais e de interesses de grupos".
Retornar as consciências a Deus
O purpurado fez um chamado aos fiéis a dar a verdadeira importância que Deus tem na vida particular de cada um e os questionou sobre qual é o lugar que se lhe dá na prática. O Cardeal advertiu sobre os perigos quando os demais aspectos da vida consomem todo o tempo e as energias e "Deus se converte na última de nossas preocupações".
"A razão mais alta da dignidade humana consiste em sua vocação à comunhão com Deus", por este motivo, e para prevenir as tragédias que surgem de desconhecer esta realidade, o Cardeal exortou a voltar a fixar os olhos no transcendente. "A primeira necessidade de nosso tempo é devolver a Deus as consciências dos homens e reabrir-lhes o acesso a Deus".
O purpurado concluiu recordando como a Santíssima Virgem assinalou o caminho de retorno da humanidade a Deus "com seu convite à oração, à conversão de coração e à penitência". Este é "o caminho que leva a Deus e, com Ela, é possível aprender a gostar quão amável e plenificante é sua presença divina em nós".


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário