quinta-feira, 23 de julho de 2015

50 anos do Concílio Vaticano II iluminam festa de Sant'Ana em Caicó

Em 2015, os festejos de Sant’Ana, padroeira da diocese de Caicó (RN), realizados de 22 de julho a 2 de agosto, são ainda mais especiais, pois a diocese comemora o aniversário de 75 anos de sua criação. Atualmente, a Festa de Sant´Ana de Caicó (RN) é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecimento concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 Inspirado pelos 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, que serão celebrados pela Igreja em 8 de dezembro, o tema desta edição da Festa de Sant'Ana é: “50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II: um novo Pentecostes para a Igreja”. Os documentos conciliares serão refletidos durante a novena de Sant’Ana.
Nesta quarta-feira, 22, ocorreu a tradicional chegada dos peregrinos de Sant’Ana, que percorrem cerca de 80 km da cidade de Currais Novos a Caicó, a fim de participarem dos festejos. Eles foram recebidos pelo prefeito municipal e representantes da paróquia de Sant’Ana.
Após a chegada dos peregrinos, todos se reuniram no centro da cidade, onde foram concentradas todas as imagens peregrinas que visitaram a zona urbana e rural do município. Em seguida, uma missa em frente à Catedral de Sant’Ana foi celebrada em ação de graças pelas famílias envolvidas na preparação do evento.
Nesta quinta, 23, os festejos serão abertos oficialmente com a solene passeata, seguida do hasteamento da bandeira. Ao longo da programação, estão previstas palestras dos bispos que já passaram pela diocese e outros vinculados à comunidade
No dia 28, os 75 anos de instalação da diocese de Caicó serão comemorados dentro da festa da santa.
Com informações da diocese de Caicó

Nenhum comentário:

Postar um comentário