segunda-feira, 13 de abril de 2015

Morre dom Alberto Guimarães Rezende, aos 88 anos

CNBB

Faleceu na tarde desta segunda-feira, dia 13, o bispo emérito de Caetité (BA), dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, aos 88 anos. De acordo com informações da arquidiocese de Uberaba (MG), o bispo foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), na manhã de hoje, quando foi hospitalizado na UTI do Hospital e Maternidade São Domingos, em Uberaba, onde residia.
 Às 21h desta segunda-feira está marcada a missa de corpo presente no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Uberaba. Amanhã, dia 14, o corpo será transladado para Caetité, onde será velado e sepultado. O sepultamento deve ocorrer na quinta-feira pela manhã, os horários ainda não foram confirmados.
Fazei o que Cristo disser
Mineiro de Uberaba, dom Antônio Alberto pertencia à Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo. A profissão de seus votos religiosos aconteceu em 09 de dezembro de 1946. Estudou Filosofia e Teologia em Ribeirão Preto (SP) e tinha os cursos de Sociologia e Espiritualidade. A ordenação presbiteral aconteceu em 08 de dezembro de 1953. Dom Alberto atuou como missionário, formador e pároco.
Em novembro de 1981 foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II para a diocese de Caetité. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 06 de janeiro de 1982, em Roma, na Itália. O lema episcopal escolhido foi “Facite Christi Mandata” (Fazei o que Cristo disser). Em seu ministério episcopal, dom Antônio Alberto esteve à frente de pastorais, atuou na Formação Integral, nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e em projetos de radiodifusão. “Celebrações Populares” é um livro de sua autoria.
Sua renúncia aconteceu em 13 de novembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário