sábado, 11 de abril de 2015

Menino com câncer cumpre simbolicamente seu único desejo: ser sacerdote por um dia

A organização Make a Wish (Faça um desejo), que se dedica a cumprir sonhos de crianças com enfermidades de alto risco nos Estados Unidos, recebeu um pedido muito especial. Brett Haubrich, um menino de 11 anos que padece de câncer, não quis viajar para um lugar exótico, nem conhecer uma celebridade, nem praticar um esporte radical: seu único desejo era ser sacerdote, ao menos por um dia.
Menino com câncer cumpre simbolicamente seu único desejo 1.png
"Ele não queria nada. Eles se mantiveram perguntando 'O que gostaria de fazer? Quereis conhecer alguém? O que queres ser quando crescer?'", narrou ao St. Louis Review sua mãe, Eileen. "Realmente desejo ser sacerdote", foi a resposta do menino.
"Sacerdote" por um dia
Para poder realizar de algum modo este desejo, o Arcebispo de Saint Louis, Dom Robert J. Carlson, convidou o pequeno Brett a acompanhá-lo como coroinha em duas Missas muito significativas: a Missa Crismal que se celebra anualmente com todos os sacerdotes e a Missa da Ceia do Senhor, ambas celebradas na Quinta-feira Santa.
Brett Haubrich foi escolhido pelo prelado como um dos 12 varões aos quais lavou os pés na Missa da Quinta-feira Santa e em ambas cerimônias sustentou o Missal para que seu Arcebispo fizesse as orações das Eucaristias. Além disto, o menino foi convidado para o almoço anual com os sacerdotes e diáconos que se realizou depois da Missa Crismal e a ceia que o Arcebispo ofereceu aos seminaristas depois da Eucaristia da tarde em sua residência. Em todos os eventos lhe foi permitido usar o colarinho de um seminarista.
Ao ser perguntado qual foi a parte favorita da jornada, o menino respondeu: "A coisa completa. Foi realmente bom que eles me deixassem fazer tudo isso". Para seus pais, que levaram as oferendas ao altar no Ofertório da Missa de Quinta-feira Santa, o desejo de seu filho não os tomou por surpresa. "Por anos tem gostado da Missa e foi religioso", expressou sua mãe. "Ele tem um bom coração. É um menino muito bondoso".
Um desejo realizado
Segundo relataram seus pais, Brett tem sempre um gosto especial pelo odor do incenso, gosta de se confessar e seu maior gosto é poder comungar. "Gosto de receber o Corpo e o Sangue", descreveu com simplicidade o menino ao seu entrevistador.
Menino com câncer cumpre simbolicamente seu único desejo 2.png
Quando o Mestre de Cerimônias da Catedral de Saint Louis, Padre Nick Smith, recebeu a solicitação de admitir a Brett como coroinha em alguma Missa, respondeu: "De jeito nenhum. Podemos fazer algo muito melhor que isso", e sugeriu que isto ocorresse na Quinta-feira Santa pelo seu elevado significado. Segundo explicou, o Arcebispo se emocionou com a ideia e converteu a experiência do menino em todo um dia, para o qual o Padre Smith organizou o itinerário acompanhado de uma carta do Arcebispo convidando-o a participar nas Missas.
"Se o entreguei e enquanto chegou a primeira linha ('serás sacerdote por um dia'), seu olhos se abriram como moedas de meio dólar", afirmou o Padre Smith. Segundo o próprio Arcebispo, Brett serviu no altar muito bem. (GPE/EPC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário