sábado, 11 de abril de 2015

Em Aparecida, Congresso Nacional da Vida Consagrada aborda as manifestações de Deus

O Congresso Nacional da Vida Consagrada, em Aparecida, vem reunindo nesses dias cerca de 2 mil pessoas para refletir acerca das manifestações de Deus. Nesta quarta-feira, 8 de abril, o assunto havia sido refletido pela teóloga da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rosemary Fernandes da Costa.
Na ocasião, Rosemary ressaltou aos participantes a necessidade de voltarmos às fontes para melhor acolher o mistério de Deus, uma vez que "nós perdemos a água mais pura e ficamos bebendo água genérica longe da fonte, mas se bebermos na água dos fundadores e da patrística, do Evangelho, a encontraremos".
Os seres humanos, prosseguiu, pelo fato de estarem longes de si, também se encontram afastados, e desta forma, a missão dos religiosos é de sempre auxiliar as pessoas a perceberem que Deus está dentro de cada um, sendo este o sentido da vida.
"Assim, nós estaremos não só dando razão à missão que assumimos um dia, mas provocando que essas pessoas também abracem cada um, do seu jeito, a sua vocação existencial."
Nesta terça-feira, 7 de abril, durante conferência, o Padre Paulo Suess abordou as cartas "Alegrai-vos" e "Perscrutai", enviadas aos religiosos pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, onde em uma delas, inclusive, enviada pelo Papa por ocasião do Ano da Vida Consagrada, destaca que "graças ao Concílio, de fato, a Vida Consagrada empreendeu um fecundo caminho de renovação".
Já a cerimônia de celebração da luz, na noite de quarta-feira, 08, foi conduzida por uma equipe liderada por mulheres, consagradas e consagrados, que rezaram em favor das causas já discutidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário