terça-feira, 10 de março de 2015

Bem-aventurança, indicada pelo papa, é tema da Jornada Diocesana da Juventude 2015

CNBB

“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” é o tema desta edição da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), celebrada no Domingo de Ramos, 29 de março, na maioria das dioceses. O evento é equiparado à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas ocorrerá em âmbito diocesano.
 A sexta Bem-aventurança foi indicada como tema pelo papa Francisco. "Continuamos a nossa peregrinação espiritual para Cracóvia, onde em julho de 2016 se realizará a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude. Como guia do nosso caminho escolhemos as Bem-aventuranças evangélicas. A cada três anos, os jovens se reúnem em uma concentração mundial. Este ano refletiremos sobre a sexta Bem-aventurança”, explicou o papa Francisco. 
De acordo com o subsídio disponibilizado pela Pastoral Juvenil, disponível para download no site dos Jovens Conectados, “as Bem-aventuranças, além de uma proposta nova de vida e de promessas, exigem a conversão, ou seja, mudança de rota”.
A cada ano os jovens são chamados a celebrar a JDJ nos grupos jovens, paróquias e diferentes expressões juvenis, em sintonia com a diocese e com o papa. Esta edição da Jornada Diocesana da Juventude também aproxima o jovem da Campanha da Fraternidade 2015, que aborda o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45).
Saiba mais sobre a JDJ
Desde 1986, sob instituição de São João Paulo II, a Igreja celebra, no Domingo de Ramos, o Dia Mundial da Juventude. Cada diocese do mundo é chamada a organizar uma concentração com os jovens pertencentes às paróquias, movimentos, pastorais e novas comunidades daquele território, fazendo acontecer as Jornadas Diocesanas da Juventude.
A convocação é feita pelo papa, que sempre propõe uma temática específica aos jovens e encaminha uma carta a ser meditada e aprofundada. No Brasil, a JDJ acontece no mesmo período em que a Igreja celebra a Campanha da Fraternidade e, quando possível, deve ser realizada em consonância com as reflexões propostas pelo episcopado para a quaresma.
A data tradicional para a realização das Jornadas Diocesanas da Juventude é o Domingo de Ramos, quando os jovens são convidados a acolher Jesus e sua mensagem, assim como o povo de Jerusalém o acolheu com ramos. Mas caso a celebração interfira na participação dos jovens nas celebrações da Semana Santa em suas comunidades e paróquias, pode-se celebrar a data em outro momento apropriado, a fim de que a maioria dos jovens possa participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário