terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dom Tomás Balduíno está internado em estado grave

CNBB

dombalduinoO bispo de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, informou hoje, 5, que o bispo emérito de Goiás, dom Tomás Balduíno, encontra-se internado em estado grave na UTI do Hospital Doutor Domingos, em Ceres (GO). 
"Estamos acompanhando diariamente qualquer alteração deste quadro e contamos com suas orações para o pronto restabelecimento do nosso amigo e profeta”, disse dom Eugênio.
O trajeto episcopal de dom Tomás é marcado por uma atuação de luta pela cidadania e direitos humanos. Em 2006, recebeu o Prêmio de Direitos do Homem Dr. João Madeira Cardoso. No mesmo ano, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Goiás por sua luta pela cidadania e direitos humanos. 
Vida e missão
Natural de Goiás, dom Tomás estudou filosofia no seminário dos dominicanos em São Paulo. Ordenou-se presbítero em 1948. Cursou Teologia em Saint Maximin, na França, onde concluiu o mestrado em 1950. É pós-graduado em Antropologia e Lingüística pela Universidade de Brasília em 1965. Em 1966 foi eleito prelado coadjutor da Prelazia de Santissima Conceição do Araguaia, hoje diocese de Marabá. Foi ordenado bispo da diocese de Goiás em 26 de novembro 1967.  Em 2008, recebeu o prêmio Reflections of Hope, da Oklahoma City National Memorial Foudation, como exemplo de esperança na solução das causas que levam tantas pessoas do mundo à situação de miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário