terça-feira, 1 de outubro de 2013

Na missa em Santa Marta, o Papa pede orações para o trabalho do Conselho dos Cardeais

A humildade
é a força do Evangelho

"Hoje, aqui no Vaticano, iniciou a reunião com os cardeais consultores que já estão concelebrantes da Missa: pedir ao Senhor que o nosso trabalho de hoje nos faz mais humildes, mais gentil, mais paciente, mais confiante em Deus Por isso Igreja pode fazer um belo testemunho ao povo. Vendo o povo de Deus, vendo a Igreja, eles se sentem à vontade para vir conosco. " Estas são as palavras do Papa Francis, na conclusão da homilia da Missa celebrada pelos membros do Conselho de Cardeais na terça-feira de manhã, 01 de outubro, na capela de Santa Marta. E o dia da festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, o Papa recordou o testemunho de fé e humildade.
Papa Francesco iniciou a sua homilia em um comentário sobre o Evangelho de São Lucas (9, 51-56): "Jesus - disse - reprova esses dois apóstolos", Tiago e João, porque "eles queriam me para descer fogo do céu sobre aqueles que se recusaram a recebê-lo" em uma aldeia de samaritanos. E "talvez em sua imaginação era o arquétipo do fogo que caiu sobre Sodoma e Gomorra e destruiu tudo." Os dois apóstolos, explicou o Pontífice, "eles sentiram que feche a porta para Jesus era uma grande ofensa: essas pessoas deveriam ser punidos." Mas "o Senhor virou-se e repreendeu-os: este não é o nosso espírito."Na verdade, acrescentou Papa Francesco, "o Senhor está sempre ligado, dá a conhecer a nós, como é o caminho do cristão. 'S Não, neste caso, um caminho de vingança. Espírito cristão é um outro assunto, diz o Senhor. Você o espírito que ele vai nos mostrar no momento mais forte da sua vida, em sua paixão:. espírito de humildade, espírito de mansidão "
"E hoje, no dia do aniversário de Santa Teresa do Menino Jesus - disse o bispo de Roma - vai nos fazer o bem acho que esse espírito de humildade, a ternura, a bondade. Este espírito leve de seu Senhor quer de nós todos. Onde está a força que nos leva a esse espírito? Apenas no amor, no amor, na certeza de que estamos nas mãos do Pai. Ao lermos o início da Missa, o Senhor nos leva, leva-nos, nos mantém indo, está conosco, nos guia. "
O Livro do Deuteronômio, ele continuou, "ele diz que Deus guia como um pai leva o filho com ternura. Ao ouvir isso, não sente vontade de fazer descer fogo do céu. Não, não é. espírito é outro "espírito" de que a caridade que tudo sofre , tudo perdoa, que não se vangloria, ele é humilde, que não busca a si mesmo ".
Papa Francesco reviveu neste momento a força ea relevância da figura de Santa Teresinha do Menino Jesus: "A Igreja fez este sábio santo - humilde, pequeno, confiante de Deus, manso -. padroeira das missões não entendem isso O poder do Evangelho é logo ali, porque o Evangelho atinge o seu ponto mais alto a humilhação de Jesus torna-se humildade e humilhação.. poder do Evangelho é a humildade. humildade da criança que é guiada pelo amor e ternura do Pai. "
O Papa é, então, voltou para a celebração da primeira leitura do livro de Zacarias (8, 20-23). "Naqueles dias, dez homens de todas as línguas das nações tomarão posse de um judeu pela orla do casaco e dizer:" queremos ir convosco, porque temos ouvido que Deus está com você. " E ele continuou: "A Igreja, Bento XVI disse-nos, cresce por atração, por testemunho E quando as pessoas, as pessoas vêem este testemunho de humildade, mansidão, bondade, sentir a necessidade." Mencionado "o profeta Zacarias: "Queremos ir com você." As pessoas sentem a necessidade em frente ao testemunho da caridade Esta é a caridade pública, sem arrogância, não é suficiente, humilde, que ama e serve a caridade é simples:.. adorar a Deus e servir aos outros. Este testemunho faz a Igreja crescer. " Precisamente por esta razão, concluiu o Papa Francisco, Santa Teresa do Menino Jesus "tão humilde, mas tão confiante em Deus, foi nomeada padroeira das missões, porque o seu exemplo é que as pessoas vão dizer: queremos ir com você." (Papa Francisco)
Fonte: L'ossevatore Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário