segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Encontro ecumênico prepara Seminário sobre missão

Ecumenismojpg 640x295
A preparação de um Seminário Ecumênico sobre missão tendo presente a realidade atual de pluriculturalismo, foi a pauta de um encontro, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF). Participaram representantes das Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).
Na ocasião, os representantes falaram sobre seus projetos de missão e como lidam com o ecumenismo. Em seguida, foram feitos encaminhamentos para a organização prática do Seminário que deverá ser realizado nos dias 21 a 24 de agosto de 2014, em São Paulo com o tema: “Missão, Laicato e Ecumenismo”.
A iniciativa é uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentada ao CONIC, através de três comissões: Laicato, Ecumenismo e Ação Missionária. O presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC), destaca a importância desse esforço articulado. “Falamos sempre da pastoral de conjunto. Unir algumas comissões em torno de uma questão específica cria comunhão e unidade para não ficarmos fazendo pacotes isolados. Com esse espírito esperamos envolver as outras igrejas cristãs do CONIC”. O bispo elogiou o clima de fraternidade do encontro, e salienta que cada igreja tem sua característica, seu carisma, mas desejam trabalhar na convergência e não na divergência. “Respeitando isso, vemos que existem ações comuns na busca do Reino de Deus”.
A pastora luterana e Secretária Geral do CONIC, Romi Márcia Bencke, explica que a proposta do Seminário é reunir as igrejas cristãs para refletir sobre o que significa fazer missão num mundo plural. “Discutir esse tema é um desafio para todas as igrejas, diante duma pergunta que todos se fazem: como fazer missão hoje em que as confissões são as mais variadas?”.
Segundo o padre Elias Wolff, assessor da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, “o essencial é aprofundar a dimensão ecumênica da missão de acordo com as orientações do Concílio Vaticano II sabendo que o diálogo é conteúdo e método da missão”. Ele recorda que no Brasil, existem desafios para a missão, “que exigem das igrejas um trabalho de cooperação ecumênica, sobretudo nas áreas, da violência, do desemprego, com moradores de rua, povos indígenas, quilombolas, entre outras situações. As igrejas juntas podem ajudar na busca de soluções dos problemas. A missão não deve dividir ou causar obstáculos para a integração social”, defende.
Participaram da reunião representantes da Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana Unida. O grupo volta a se reunir no início do mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário