terça-feira, 12 de março de 2013

Missa dá início aos trabalhos do Conclave














Conclave foi aberto, na manhã desta terça-feira, 12, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, com a MissaPro Eligendo Romano Pontífice. A celebração tem esse nome porque trata-se da eleição do bispo de Roma, o Papa, aquele que tem a missão de cuidar das outras Igrejas no mundo.
A Missa foi presidida pelo Cardeal Decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano. Participaram os 115 cardeais eleitores, os quais, nesta tarde, iniciam as votações para a escolha do novo Papa.

Esse Conclave é o 75º desde o primeiro, realizado em 1274, instituído da forma como o conhecemos hoje.
Na homilia, o Cardeal Sodano agradeceu, de forma especial, ao Pontificado de Bento XVI e toda sua dedicação como Sucessor de Pedro, pedindo ao Senhor que conceda, em breve, outro pastor para conduzir a Sua Igreja.
Ao refletir sobre a liturgia desta terça-feira, o Cardeal Angelo Sodano, afirmou que as leituras nos ajudam a compreender melhor a missão que Jesus confiou a Pedro e a seus sucessores.
A primeira leitura (Is 61, 1-3a.6a.8b-9) é uma profecia dirigida ao povo de Israel destinado ao exílio da Babilônia, explicou o cardeal. “Deus anuncia para o povo de Israel o envio de um Messias cheio de misericórdia. Um Messias que poderá dizer: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, enviou-me a levar a boa notícia aos humildes, curar os corações feridos, anunciar aos cativos a redenção’. O cumprimento de tal profecia realizou-se plenamente em Jesus, vindo ao mundo para tornar presente o amor do Pai pelos homens”, destacou.

Missa pro Eligendo Pontífice abre retiro do Conclave / Foto: Clarissa Oliveira - CN Roma
Missa pro Eligendo Pontífice abre retiro do Conclave (Foto: Clarissa Oliveira / CN Roma)
Ao refletir sobre a segunda leitura (Ef 4, 11-16), Cardeal Sodano ressaltou o apelo à unidade da Igreja e afirmou que todos devemos colaborar, edificar a unidade da Igreja. “Porque para realizá-la é necessária a colaboração de cada conexão, segundo a energia própria de cada membro. Todos nós somos chamados a cooperar, em particular, com o Sucessor de Pedro, para obter essa unidade”.
Por fim, o Cardeal comentou o Evangelho (Jo15, 9-17), o qual nos conduz à Última Ceia, quando o Senhor diz aos Seus apóstolos: “Esse é o meu mandamento: ‘que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei’”.
“O texto se une à primeira leitura do profeta Isaías, sobre o agir do Messias para recordamos que a atitude fundamental dos pastores da Igreja é o amor. Aquele amor que nos impele a oferecer a própria vida pelos irmãos. A atitude fundamental de todo bom pastor é, portanto, dar a vida por suas ovelhas”, explicou.
O cardeal concluiu a homilia, recordando as palavras de Bento XVI: “O serviço da caridade é uma missão constitutiva da missão da igreja e é uma missão irrenunciável de sua própria essência”, e afirmou que a missão da caridade é própria dos pastores da igreja de Roma. “Rezemos ao Senhor para que nos conceda um Pontífice para tão grande missão”.
Os trabalhos do Conclave terão início à tarde. Às 12h30 (horário de Brasília – 16h30 em Roma), os cardeais entrarão na Capela Sistina em procissão e farão o juramento. Em seguida, as portas serão fechadas e terá início a primeira votação do Conclave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário