segunda-feira, 4 de março de 2013

Comissão Vida e Família realiza reunião de estudos sobre matrimônio e família

     por: cnbb 
reuniaoCEPVF 04.03Durante a manhã e a tarde do dia 04 de março, um grupo ex-alunos do Pontifício Instituto João Paulo II, com sede em Roma, especialistas em assuntos sobre matrimônio e família, estiveram reunidos na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. A iniciativa da reunião é da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família (CEPVF). Na condução dos trabalhos do grupo está o presidente da CEPVF, e arcebispo da diocese de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini.
O grupo é formado por padres, leigos e religiosas vindos de diversos locais do Brasil, e que estudaram sobre matrimônio e família, no Pontifício Instituto João Paulo II. “Queremos que a riqueza de contribuição teológica, antropológica, espiritual que foi elaborada no Pontifício Instituto João Paulo II, possa refluir de uma maneira mais forte no Brasil”, afirmou dom Petrini.
Dom Petrini ainda explica que reunir pessoas que se dedicaram ao aprofundamento do tema ‘matrimônio e família’, é uma importante contribuição à Igreja. “Nós queremos oferecer às dioceses e às Universidades Católicas pelo Brasil, cursos sintéticos de cinquenta, ou sessenta horas, com a participação de alguns dos teólogos, aqui presentes”, revela o presidente da comissão.
“A Comissão para a Vida e a Família quer integrar as pesquisas e estudos realizado por brasileiros, no instituto João Paulo II, junto às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”, disse o assessor da CEPVF, padre Wladimir Porreca.
Uma das contribuições do grupo de trabalho é a tradução para a língua portuguesa de textos importantes, elaborados em Roma. “Durante mais de oito meses estive no Instituto Teológico João Paulo II, para estudo do matrimônio, como professor assistente. Estou trabalhando o texto da Gaudium et spes, no que se refere à importância e a valorização da família depois do Concílio Vaticano II, dentro da cultura e dentro da formação moral”, explicou o sacerdote da arquidiocese de Londrina, representante e membro da equipe de reflexão da Pastoral Familiar da pastoral, padre José Rafael Solano Duran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário