sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Arquidiocese inaugura programação alusiva ao Centenário de Otto Guerra



“Otto Guerra foi um homem muito plural no que diz respeito à sua história”. Com essas palavras, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, abriu seu pronunciamento, na tarde de ontem (29), durante a inauguração da programação alusiva ao Centenário de Otto Guerra e comemoração pelos 50 anos do Concílio Vaticano II. Promovida pela Arquidiocese de Natal, a solenidade aconteceu na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e contou com a presença de padres, familiares de Otto Guerra e representantes de entidades do estado.
Em seu discurso, Dom Jaime falou ainda da contribuição que Otto Guerra deu à Igreja, como leigo. “Otto foi alguém que se integrou à promoção do bem comum, da cidadania. Foi uma pessoa que, sem dúvida, marcou a história de nossa Igreja Católica como leigo”, ressalta.
Para Marcos Guerra, filho do homenageado, essa programação recria o legado que Otto deixou à sociedade. “É, com certeza, uma grande honra que nós, filhos de Otto, participarmos desta homenagem, pois ele fortaleceu todas essas causas que representou, e é um incentivo para que os familiares continuem a sua trajetória”, pontua.
Durante o evento foi apresentada ainda a programação oficial do centenário, que será realizada no período de 25 de outubro de 2012 a 02 de julho de 2013, envolvendo a realização de quatro painéis com temas alusivos à participação de Otto na Igreja, como o Movimento de Natal e o Concílio Vaticano II. Encerrando a programação, no dia 02 de julho de 2013, quando acontece a realização do último painel, será lançado o livro de autoria de Dom Jaime, intitulado “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: O arauto da dignidade humana nos sertões potiguares”.
A solenidade encerrou com a apresentação do núcleo que vai compor a Comissão Justiça e Paz, apresentada por Dom Jaime.
Confira a programação completa:
25/10/2012 – PainelTema: O Leigo à luz do Vaticano II
Hora: 19h
Lançamento do livro de Zélia Guerra “Vida e obras de Otto Guerra”
14/03/2013 - PainelTema: Movimento de Natal
Hora: 19h
Lançamento do Livro “Pelos Caminhos do Potengi” (autobiografia do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros)
16/05/2013 – PainelTema: Vaticano II, 50 anos depois. E agora?
Hora: 19h
Lançamento do livro onde consta a tradução de uma entrevista feita com D. Eugênio de Araújo Sales, através de Michael Murphy. A mesma trata do Movimento de Natal, a Igreja numa região em desenvolvimento e as repostas pastorais e sociais a estas realidades.
02/07/2013 – PainelTema: Igreja e Desenvolvimento (enfocando a juventude neste contexto)
Hora: 19h
Lançamento do livro “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: O arauto da dignidade humana nos sertões potiguares. Autor: Dom Jaime Vieira Rocha”
Foto: José Bezerra
Solenidade de lançamento da programação do centenário

Nenhum comentário:

Postar um comentário