segunda-feira, 2 de julho de 2012

Quem é Deus? Youcat responde dúvidas de fé dos jovens



Arquivo
O Youcat foi apresentado no Vaticano no dia 13 de abril de 2011 e na JMJ de Madri foi levado aos jovens
Quem é Deus? No que acreditar? As Sagradas Escrituras são verdadeiras? O que significa ser cristão? É possível acreditar na Igreja? Estas são algumas questões, entre muitas sobre a fé e a Igreja, que alguns acreditam não interessar aos jovens. Mas o Papa Bento XVI não concorda com essas pessoas.

“Eu estou certo do que digo: os jovens de hoje não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber realmente o que é a vida”, enfatiza o Santo Padre no prefácio do Youcat, a versão jovem do Catecismo da Igreja Católica.

Nas Jornadas Mundiais da Juventude em Roma, Toronto, Colônia e Sidney, Bento XVI viu que os jovens desejam crer, procuram Deus, amam Cristo e querem um caminho de comunhão. E foi neste contexto que surgiu a ideia de “traduzir” o Catecismo da Igreja Católica (CIC) para a linguagem jovem. Esta tarefa foi encarregada ao Arcebispo de Viena, Dom Christoph Schonborn.

O Arcebispo de Viena chamou então um grupo de teólogos, religiosos e leigos, adultos e jovens para elaborar o Youcat. A teóloga Michaela Herman fez parte deste grupo e conta que ele foi um verdadeiro trabalho em equipe.

"Dividimo-nos em grupos menores de trabalho, sempre mistos, com especialistas e jovens. Foram meses de trabalho", explica.
Assim como o CIC, o Youcat é dividido em quatro partes: "Em que cremos", "Como celebramos os mistérios cristãos", "A vida em Cristo" e "Como devemos orar".
Robson Siqueira / CN
A teóloga Michaela Herman foi uma das colaboradoras do Youcat
Michaela conta que o Papa Bento XVI revisou cada página deste conteúdo e ficou feliz com o resultado. Uma das coisas que mais agradou o Papa foi a animação em quadrinhos no fim das páginas; ao serem passadas rapidamente é possível ver o personagem se movendo.

"O Papa adora histórias em quadrinhos e piadas. Contávamos para ele coisas engraçadas que haviam acontecido conosco e ele ria muito. Ele é uma pessoa muito simples e sempre se fez próximo a nós", conta Michaela.

Todo o conteúdo e cada detalhe deste livro como as citações, pensamentos e fotos foram pensados para agradar aos olhos e atrair os jovens.

"Tudo é muito legal! As citações são muito boas, porque são como as músicas que inspiram a gente a colocar em prática aquilo que lemos", destaca o jovem Afonso Nogueira Cruz, 15 anos, de Aparecida (SP).

No silêncio do quarto, em grupos de estudos, com o(a) namorado(a) e nas redes sociais, o Santo Padre reforça que o Youcat pode ser estudado de várias maneiras.

Afonso conta que começou a estudar o Youcat sozinho e se ateve mais na primeira parte, "Em que Cremos", porque sentia que, sendo de uma família católica, fazia muitas coisas por tradição sem entender o real significado.
O jovem cineasta João Braga, 25 anos, de Brasília (DF), também começou a estudar o Youcat sozinho e depois se juntou a um grupo do Movimento dos Focolares.
Arquivo Pessoal
Jovens da Paróquia São Sebastião, em Porto Seguro (BA), fizeram um retiro de aprofundamento com o Youcat
"É muito bom estudá-lo em grupo porque muitas coisas na teoria são bonitas, mas na prática são realmente difíceis de entender, aceitar ou viver. Assim, quando se está em um grupo, abre-se espaço para o diálogo e para debates sobre os assuntos", salienta João.

Para João, o fato do livro ter sido editado no formato de perguntas e respostas também facilita muito porque são precisamente perguntas que os jovens fazem. "Desde a carta inicial do Papa até o fim é muito bom. O livro é bem autoexplicativo, cheio de referências e curiosidades", reforça o jovem cineasta.Assim, em movimentos, comunidades e paróquias, grupos de estudo do Youcat têm se formado.  Na Paróquia São Sebastião, em Porto Seguro (BA), por exemplo, Jerônimo Lauricio reuniu um grupo de 50 jovens que estudam esse material uma vez por semana.
“O Youcat é como que um instrumento que fertiliza no coração de cada jovem o desejo de conhecer a sua Igreja, os seus ensinamentos, a verdade sobre si mesmo. Todo jovem católico, que conhece e faz uma experiência com o Youcat tem sua sede de questionamentos apaziguada, pois sendo um caminho seguro, encontra o Cristo, e O tendo encontrado deseja que outros também O encontrem!”, ressalta Jerônimo.

Dia Nacional do Catecismo Jovem

O dia 7 de julho será marcado como “Dia do Catecismo Jovem”, em diversas cidades de todo o Brasil acontecerão encontros animados por colaboradores ligados ao “Projeto de Evangelização Catecismo Jovem”, com uma metodologia única, mesmos temas e mesmos objetivos.


Aprofundamento Youcat School na Canção Nova

Nos dias 7 e 8 de julho, a Canção Nova promove o primeiro Aprofundamento Youcat School, na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP). Com o tema "Um jeito jovem de aprender a fé", o encontro tem o objetivo de atender o apelo do Santo Padre: "Estudai o Catecismo. Este é o desejo do meu coração. Formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o na internet!".

Entre as presenças já confirmadas estão padre Arlon Costa, padre Alessandro Chagas, e os missionários Tiba e Mirticeli Medeiros, da Comunidade Canção Nova, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário