quarta-feira, 11 de julho de 2012

No céu, espero retribuir toda gratidão recebida, diz Dom Eugênio


 Arquidiocese do Rio de Janeiro


Arquivo
'Não levo mágoas. Peço perdão a quem ofendi. Procurarei reparar os sofrimentos com minhas orações', diz Dom Eugênio em testamento
O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eugênio de Araújo Sales, será sepultado nesta quarta-feira, 11, após a Missa das Exéquias, às 15h, na Catedral São Sebastião no Rio de Janeiro. A celebração será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova.

Dom Eugênio faleceu na noite dessa segunda-feira, 9, aos 91 anos, vítima de um infarto enquanto dormia em sua casa no bairro do Sumaré, na capital carioca. Seu corpo permanece sendo velado, durante a manhã de hoje, na Catedral. O velório é aberto aos fiéis que queiram dar seu último adeus ao cardeal.

Ainda em vida, mais precisamente no dia 7 de outubro de 2003, quando estava prestes a completar 84 anos, Dom Eugênio escreveu seu Testamento Particular.

Fiel à Igreja, ao Papa e ao fiéis, o cardeal manifestou no documento sua eterna gratidão à família, às arquidioceses por onde passou e aos benfeitores que o ajudaram. Além disso, em um grande gesto de humildade, pediu perdão a quem por ventura tenha ofendido, ressaltando que procurou reparar esses sofrimentos através de suas orações.

Leia abaixo alguns trechos do documento:

“Dirijo-me em primeiro lugar a Deus, a quem me entrego inteira e absolutamente. Consagrei-me à Igreja e renovo essa doação integral. Nunca me arrependi de tê-la feito. Tudo que escrevi, disse e ensinei fica submetido ao Magistério Eclesiástico. Deverá ser corrigido, em caso de discrepância da minha parte. Reafirmo minha Fé Católica. Creio em tudo que a Igreja ensina e como ela o ensina. Proclamo a plena aceitação do Mistério da Trindade, da Encarnação, Redenção e demais, que são parte do conteúdo de nossa Doutrina. Quero morrer sempre fiel ao Papa, Sucessor de Pedro. Não levo mágoas. Peço perdão a quem ofendi. Procurarei reparar os sofrimentos com minhas orações. Aceito plenamente a vontade de Deus. (...) Manifesto profunda gratidão à minha Família, às Arquidioceses de Natal, Salvador e Rio de Janeiro. Aos benfeitores que me ajudaram a procurar ser sempre um bom Padre e Bispo. No céu, onde espero ser acolhido por meu Pai, o Senhor Jesus e Maria, procurarei retribuir tudo o que recebi (...)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário