sábado, 5 de maio de 2012

Representantes da ANEC se encontram com o Arcebispo



 
Representantes da maioria das Escolas Católicas, situadas no território da Arquidiocese de Natal, se encontraram com o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, na manhã desta quinta-feira, 3 de maio, no gabinete episcopal. Eram representantes da Associação Nacional de Educação Católica - ANEC, núcleo de Natal, cuja presidente, no Rio Grande do Norte, é a Irmã Marli Silva.

No início da reunião, Irmã Marli explicou que a ANEC foi criada para unificar três instituições, no Brasil: a Associação de Educação Católica, Associação Brasileira de Escolas Superiores Católicas e a Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas. “A ANEC trabalha em comunhão com a CNBB”, enfatizou a presidente da ANEC/RN.

Dom Jaime fez uma rápida explanação sobre como ele vê a educação, no Brasil, ao longo dos anos. “O ensino foi se universalizando e, ao mesmo tempo, perdendo qualidade. O ensino particular começou a ser medido pela aprovação de alunos no vestibular”, disse o Arcebispo. Irmão José Nilton destacou que a escola é como a segunda família da criança e do jovem. E, segundo ele, o desafio é porque a escola se torna um aglomerado de pessoas, com costumes variados. “A família está dilacerada e isto reflete na escola”, enfatizou o religioso. De acordo com alguns participantes da reunião, o desafio mais urgente é a Escola trabalhar junto à família do aluno.
Irmã Marli destacou o trabalho da Pastoral da Juventude Estudantil – PJE, que começa a ser criada, na Arquidiocese de Natal. “Precisamos investir e assumi-la. São jovens que evangelizam outros jovens”, enfatizou.

No final da reunião, Dom Jaime agradeceu a visita e afirmou que gostaria de se encontrar outras vezes com a ANEC. Ele também prometeu visitar as Escolas Católicas, assim como já fez a outras instituições de ensino. “Precisamos nos ajudar mutuamente, para nos fortalecer”, finalizou Dom Jaime, se referindo à necessidade da união entre as Escolas.
Foto: Cacilda Medeiros

Representantes das Escolas Católicas reunidos com o Arcebispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário