segunda-feira, 23 de abril de 2012

Tema central volta a ser aprofundado na 50a AG da CNBB



dombergmann50agDom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas (RS), presidente da Comissão responsável pelo tema central, “A Palavra na vida e missão da Igreja”, deu as últimas notícias sobre as modificações sugeridas pelos bispos em sessões anteriores. Outros membros da  Comissão também tiveram a palavra para detalhar a inserção de retoques no texto que será submetido a votação no final do encontro.
O texto a respeito do tema central está sendo exaustivamente reelaborado a partir das observações em plenário e por escrito. Os membros da comissão refazem o trabalho é feito a partir das emendas, assinadas e entregues ao secretário geral. Na segunda sessão da manhã de hoje continuou a receber considerações e emendas.
Algumas considerações lembraram as indicações oferecidas pela Exortação Pós-Sinodal Verbum Domini, do Papa Bento XVI. Outras fizeram menção à Bíblia da CNBB e do material de catequese produzido pela Conferência. Houve quem fez questão da importância na importância em suscitar atenção das crianças e adolescentes, na catequese, para o conhecimento e uso da Bíblia.
Os bispos também insistem no trabalho de esclarecimento e precisão dos termos e das expressões usadas no texto. A pedagogia é considerada de modo que cada um dos parágrafos do texto do tema tenha aumentado o poder de entendimento por parte dos destinatários do documento da CNBB. Os bispos também têm feito intervenções que enriquecem o conteúdo do texto trazendo experiências concretas da animação bíblico-catequético na pastoral das dioceses.
A discussão do tema central ainda volta à pauta da 50a Assembleia e, antes do almoço, os bispos ainda fizeram o segundo escrutínio da eleição dos bispos que vão representar a CNBB no Sínodo dos bispos que será realizado no próximo mês de outubro, em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário