sábado, 14 de abril de 2012

Saúde Pública é tema de debate na Assembleia Legislativa



 
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou Audiência Pública sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e Saúde Pública, neste dia 13, às 10 horas, no auditório Robson Faria. O Presidente da Assembléia, Dep. Ricardo Mota, abriu a solenidade e, em seguida, passou a presidência dos trabalhos para autor da proposta de Audiência, Dep. Hermano Morais.

Na primeira parte da audiência foram exibidos dois vídeos: um, da Assembleia Legislativa, referente à Campanha de Combate ao crack; e outro, sobre a Campanha da Fraternidade. Em seguida, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se pronunciou a respeito da solenidade, agradecendo a oportunidade oferecida para debate tão importante e oportuno. Fez referência ao Sistema Único de Saúde como um dos melhores mas que, infelizmente, ainda não foi concretizado em sua plenitude. “Ainda temos as filas e a assistência à saúde oferecida ainda é deficiente”, afirmou Dom Jaime.

O propositor da audiência, deputado Hermano Morais, também se pronunciou. Enalteceu a iniciativa da Igreja em relação ao tema da Campanha da Fraternidade e o SUS, e defendeu iniciativas que apontem para a saúde preventiva. “Infelizmente, a maioria das cidades do Rio Grande do Norte ainda não tem saneamento básico, que contribuiria para a prevenção de várias doenças. No Rio Grande do Norte, apenas 22% das cidades são saneadas”, comentou o Deputado Hermano.

Em nome do Ministério Público falou a Dra. Daniele Carvalho, que enalteceu a iniciativa da Igreja pela “defesa que faz dos direitos e causas sociais dos cidadãos”. A representante do Ministério Público também conclamou a Igreja a continuar com as ações da Campanha da Fraternidade. Também se pronunciou a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francinete Melo, elogiou a escolha do tema da Campanha da Fraternidade e criticou a falta de planejamento na Saúde Pública. Várias outras pessoas se pronunciaram, na mesma linha de discussão e argumento em relação ao tema da CF 2012.
Foto: José Bezerra
Mesa que debateu o tema da Saúde Pública
Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário