terça-feira, 27 de março de 2012

Jogador de vôlei intermediou escolha de Santa Cruz como paróquia irmã da Basílica de Cássia


Credígila Medeiros

A escolha da Paróquia de Santa Rita de Cássia como irmã da Basílica de Cássia, na Itália, neste ano de 2012 foi intermediada por um devoto de Santa Rita. Riad Ribeiro, um jovem jogador de vôlei, do Rio de Janeiro, que atuou por cinco anos em diversos clubes italianos, contou à nossa reportagem como ficou sabendo da existência do maior estátua católica do mundo em Santa Cruz.
De família católica, mãe ministra da eucaristia e avó integrante da Legião de Maria, em 2008, dois anos após ir morar na Itália, Riad escolheu a cidade de Cássia, pela proximidade de onde residia, para conhecer o local juntamente com sua mãe. A partir deste contato, ele se tornou devoto de Santa Rita de Cássia.
“Naquele dia senti algo que nunca tinha sentido ao entrar em outra igreja na minha vida”, afirmou.
O atleta atribui à possibilidade de, tempos mais tarde, ter jogado durante um dos campeonatos europeu de clubes de vôlei, após uma grave lesão no joelho, à Santa Rita. Segundo ele, o problema o impossibilitaria de competir. Foi vendo as fotos de sua ida à Cássia, que pediu a Santa Rita que pudesse jogar o campeonato e que levaria a camisa que jogasse a final para a Basílica e assim o fez.
“No início do campeonato tive uma lesão no joelho. Fiquei 45 dias parados e retornei, mas sentia muita dor. Os médicos me disseram que não era nada grave, que apenas pela inflamação iria sentir dor. Esse problema persistiu até o final da temporada e eu queria muito participar. Tive uma crise e não tinha mais esperança. Foi quando pedi a Santa Rita para que intercedesse por mim, que tirasse a dor para que eu pudesse jogar o campeonato”, narrou.

Riad jogou a semifinal e a final sem sentir dor nenhuma. Uma coincidência com a história de Santa Rita que ele chama de providência foi quando após a partida começou a sentir muitas dores, assim como aconteceu com a Santa Rita quando esteve bastante fragilizada e pediu para participar das celebrações em Roma e logo depois passou a sentir todas as dores.
Ao voltar para o Brasil, Riad descobriu que estava com o tendão parcialmente rompido em estado de necrose, lesão com a qual ele conviveu por um ano. Três meses após a cirurgia já estava recuperado, fato que atribuiu à Santa Rita.
Devido essa devoção a Santa Rita, ele disse que passou a procurar fotos da Santa na internet, quando encontrou imagens do Santuário em homenagem a ela em Santa Cruz. No primeiro momento o atleta apenas guardou as fotos, mas depois fez uma pesquisa mais aprofundada e viu então que se tratava da maior estátua católica do mundo, mais alta inclusive que o Cristo Redentor de sua cidade.
Entre 2009 e 2010, quando esteve novamente em Cássia, Riad contou a notícia para a madre superiora do mosteiro onde viveu Santa Rita e enviou um e-mail para ela com fotos do Alto e um vídeo sobre a devoção do povo de Santa Cruz por sua padroeira. Ele disse que a madre respondeu com alegria pela devoção do povo brasileiro a Santa Rita.
No mês de maio do ano passado, quando participou das festividades em Cássia, convidado para carregar a tocha que representa a fé, o organizador das celebrações de lá, informou à Riad Ribeiro o interesse em que Santa Cruz fosse homenageada este ano sendo a paróquia irmã da Basílica.
Em novembro ele recebeu a ligação do vice-reitor da Basílica de Cássia e de Marta Ferraro, que esteve em Santa Cruz para cobrir a visita da comitiva a cidade, sobre esta vontade e pediu a Riad que mantivesse contato, já que ele seria um meio que facilitaria.
Primeiro, o atleta falou com o padre da paróquia que frequenta no Rio de Janeiro e então com o bispo da arquidiocese de Natal e assim chegou até ao padre Vicente Fernandes. Inicialmente se disse receoso em dá à notícia diretamente ao pároco, pois, segundo ele cidades de todo o mundo se oferecem para ser paróquia irmã da Basílica que faz a escolha por meio de uma comissão julgadora e Santa Cruz estava sendo escolhida por eles.
Riad disse que virá a Santa Cruz conhecer o Santuário antes de viajar a Itália em maio, onde participará da festa ou depois que retornar da Europa.
“Para mim é muito importante pelo o que aconteceu comigo, por ser brasileiro, por o Brasil está representado este ano na festa por Santa Cruz aí no Rio Grande do Norte. Para mim é uma felicidade muito grande por ter ajudado e eu que até então não tinha nada a ver com a cidade de Santa Cruz, agora tenho uma ligação muito forte”, destacou Riad Ribeiro.
Fonte: www.radiosantacruzam.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário