quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Música sacra é capaz de exprimir e comunicar a fé, diz Bento XVI




Vaticano
O Papa Bento XVI agradeceu o maestro Baiocchi, os cantores e músicos destacando a beleza desta música que nasce da fé
O Papa Bento XVI assistiu na noite de quarta-feira, 31, em Castel Gandolfo, um concerto oferecido pelo Cardeal  Domenico Bartolucci, ex-maestro diretor do coral da Capela Sistina.

“Esta noite estivemos imergidos pela música sacra, aquela música que, de modo todo particular, nasce da fé e é capaz de exprimir e comunicar a fé”, salientou Bento XVI ao fim da apresentação.

O Pontífice agradeceu o maestro Baiocchi, os cantores e músicos pela grande apresentação, salientando que em meio as atividades cotidianas, momentos como este proporcionam ocasiões para meditação e oração.

“Querido maestro, esta noite, sua música nos fez voltar nosso coração a Maria, com a oração mais querida à tradição cristã, nos levou também para o início do nosso caminho de fé, à Liturgia do Batismo, ao momento no qual nos tornamos cristãos: um convite a beber sempre da única água que sacia a sede, o Deus vivo, e a se esforçar todos os dias para rejeitar o mal e renovar a nossa fé, reafirmando: 'Eu creio'!", disse o Santo Padre.
No programa estavam quatro composições do próprio Cardeal: o poema Benedictus – escrito para o evento – executado por soprano, coro a 3 vozes pares e orquestra; aAve Maria – tirada da obra lírica "Il Brunellesco" – executada por soprano, coro a 3 vozes pares; o poema sacroBaptisma, executado por soprano, barítono, coro feminino e pequena orquestra; e o moteto Christus circumdedit me, executado por soprano, coro e orquestra.

No concerto para o Papa se apresentaram os solistas Enrica Fabbri (soprano), Lykke Anholm (soprano), Michele Govi (barítono); o "Rossini Chamber Choir" de Pesaro e a Orquestra Filarmônica Marchigiana "FORM", dirigidos pelo maestro diretor e concertista Simone Baiocchi.



Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário