terça-feira, 6 de setembro de 2011

Funeral de amigo de João Paulo II é celebrado no Vaticano

Cardeal Sodano durante celebração no Vaticano
As exéquias de um grande amigo do Beato Papa João Paulo II foram celebradas na manhã desta terça-feira, 6, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Trata-se do presidente emérito do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Cardeal polonês Andrzej Maria Deskur, falecido no último sábado, em Roma, aos 87 anos.

O rito foi oficiado pelo Cardeal Decano Angelo Sodano junto ao Altar da Cátedra de São Pedro.

O Cardeal Deskur foi companheiro de seminário de Karol Wojtyla. Aos 54 anos, nos dias da eleição do Sumo Pontífice polonês, o cardeal estava paralisado. Por isso, Karol lhe havia confiado a missão de oferecer o seu sofrimento pela sua nova missão e por toda a Igreja. Um admirável exemplo de aceitação evangélica do cálice da dor, recordou o Cardeal Sodano durante a homilia.

Chamado a Roma no início dos anos 50, foi teólogo conciliar, dedicado ao estudo dos modernos meios de comunicação social. Foi um pastor "bom e generoso no serviço à Igreja universal, soube suscitar providenciais iniciativas em Roma e muitos países para difundir a Palavra do papa e a atividade da sé apostólica".

Em uma vida repleta de dolorosos acontecimentos, do período bélico ao difícil pós-guerra em sua amada Polônia, passando pelo calvário da sua doença persistente, Deskur "foi provado por muitas aflições e merecer as consolações do Senhor. Que Maria te acolha, como seu filho devoto, na pátria eterna do Paraíso", disse Sodano.
Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário