sábado, 20 de agosto de 2011

Professores devem fomentar a busca pela verdade, diz Bento XVI




AP
''Fomentar a sede pela verdade que os jovens possuem no mais íntimo de si mesmo e pela superação deve ser meta na missão de cada um'', disse o Papa
O Papa Bento XVI pediu encarecidamente aos jovens professores das universidades espanholas que não percam o encanto pela verdade e não se esqueçam que o ensino não é simples transmissão de conteúdo, mas formação de jovens, a quem devem compreender e amar e ser para eles estímulo e fortaleza. O encontro do Pontífice com os jovens docentes se deu na Basílica de São Lorenço di el Escorial em Madri, na Espanha nesta sexta-feira, 19, como parte da programação da 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Acesse
.: NA ÍNTEGRA - Discurso do Papa aos jovens professores universitários 
.: Cobertura da JMJ 2011 

Num tom entusiasmado, Bento XVI agradeceu aos professores a contribuição que têm dado na difusão da verdade, em condições nem sempre fáceis. Aparentemente à vontade no ambiente universitário, o Papa disse recordar os meus primeiros passos como professor na Universidade de Bonn, quando ainda se sentiam as feridas da guerra e eram muitas as carências materiais, mas "supria todo o encanto de uma atividade apaixonante, o relacionamento com colegas das diversas disciplinas e o desejo de dar resposta às inquietações últimas e fundamentais dos alunos. Fomentar a sede pela verdade que os jovens possuem no mais íntimo de si mesmo e pela superação deve ser meta na missão de cada um", afirmou o Pontífice.

Bento XVI lançou um olhar também sobre o tema do encontro desse ano: "Refletindo sobre o tema Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé (cf. Col 2, 7), podeis também encontrar luz para compreender melhor o vosso ser e ocupação. Neste sentido, como escrevi aos jovens na Mensagem preparatória para estes dias, os termos enraizados, edificados e firmes falam de alicerces seguros para a vida", afirmou.

Mas diante de uma sociedade vacilante e instável onde poderão os jovens encontrar estes pontos de referência? Bento XVI responde: "Às vezes pensa-se que a missão do professor universitário seja formar profissionais competentes e eficientes que satisfaçam as exigências técnicas de cada tempo. Hoje prospera na atualidade esta visão utilitarista da educação, mesmo universitária. Mas vocês que vivem como eu a Universidade hoje como docentes, sentem o anseio de algo mais elevado que corresponda a todas as dimensões do homem. Os danos de uma mera utilidade e do pragmatismo imediato como critério principal, podem ser dramáticos: desde os abusos de uma ciência que não reconhece limites para além de si mesma, até o totalitarismo político que se reanima facilmente quando é eliminada toda a referência superior ao mero cálculo de poder. Ao contrário, a genuína idéia de universidade é que nos preserva precisamente desta visão reducionista e distorcida do humano".

Segundo o Pontífice, a universidade foi e deve continuar sendo, a casa onde se busca a verdade própria da pessoa humana. "Não é uma casualidade que tenha sido precisamente a Igreja a promover a instituição universitária; é que a fé cristã nos fala de Cristo como o Logos por Quem tudo foi feito (cf. Jo 1, 3) e do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus." E concluiu: "Tudo isto nos convida a voltar incessantemente o olhar para Cristo, em cujo rosto resplandece a Verdade que nos ilumina; mas que é também o Caminho que leva à plenitude sem fim, fazendo-Se caminhante connosco e sustentando-nos com o seu amor. Radicados n’Ele, sereis bons guias dos nossos jovens."

Ao término do encontro, os professores receberam a benção do Papa, que posou para uma foto com a Comunidade dos Agostinianos. Em seguida, almoçou com o Cardeal Antônio Rouco Varela e com 12 jovens de várias nacionalidades, além de dois jovens espanhóis, representando todos os participantes da 26ª Jornada Mundial da Juventude.

Na tarde desta sexta-feira, o Santo Padre irá se encontrar com o Presidente do Governo na Nunciatura Apostólica de Madri, em seguida irá participar da Via-Sacra com os jovens na Praça de Cibeles, onde fará um discurso.

Assista o discurso na íntegra


Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário