terça-feira, 9 de agosto de 2011

Papa nomeia novo núncio apostólico para Cuba



O Papa Bento XVI nomeou neste sábado, 6, como Núncio Apostólico em Cuba, o Arcebispo Bruno Musaró, até então Núncio Apostólico no Peru.

Dom Musaró nasceu em Andrano, Arquidiocese de Otranto, na Itália, em 27 de junho de 1948. Foi ordenado sacerdote em 19 de setembro de 1971. Em 1977 ingressou no serviço diplomático da Santa Sé, e trabalhou nesta Secretaria de Estado, na Coréia, Itália, República centro-africana, Panamá, Bangladesh e Espanha.

No dia 3 de dezembro de 1994 foi designado Núncio Apostólico no Panamá e recebeu a ordenação episcopal em 6 de janeiro de 1995.

Em 25 de setembro de 1999 foi nomeado Núncio Apostólico em Madagascar, Ilhas Mauricio e Seychelles; assim como Delegado Apostólico nas Ilhas Comore e La Reunión. No dia 10 de fevereiro de 2004 foi nomeado Núncio Apostólico na Guatemala.

Em janeiro de 2009 foi designado Núncio Apostólico no Peru em substituição do Arcebispo Rino Passigato que agora serve como Núncio Apostólico em Portugal.

Com a nomeação como Núncio Apostólico em Cuba, Dom Bruno Musaró sucede a Dom Giovanni Angelo Becciu, que agora atua como Substituto da Secretaria de Estado Vaticano, cargo para o qual foi designado em maio deste ano.

Por ocasião do fim de sua missão, Dom Becciu se reuniu, no dia 24 de maio, com o presidente de Cuba, Raúl Castro, que agradeceu o trabalho desempenhado pelo arcebispo para melhorar as relações entre o país e o Vaticano.

Dom Bruno Musaró chega a Cuba faltando pouco para chegar aos 5 anos do governo de Raúl Castro, cujo regime se mostrou um pouco mais aberto ao diálogo com a Igreja que o do seu irmão Fidel.

Um dos frutos obtidos em função do mesmo foi a liberação de uma grande quantidade de presos de consciência desde julho de 2010.

Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário