sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Papa envia nova ajuda financeira à países da África

O Vaticano anunciou nesta sexta-feira, 12, o envio de uma nova ajuda financeira, por parte do Papa Bento XVI, para cinco dioceses do Quénia e seis da Etiópia que enfrentam uma “emergência” por causa da fome e da seca no Chifre de África.

O donativo foi enviado através do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, organismo da Santa Sé que coordena as ações de solidariedade promovidas por Bento XVI.
O secretário do Conselho, Dom Giampietro Dal Toso, definiu a iniciativa como uma “prova da atenção particular com a qual Bento XVI acompanha a dramática situação da região e da sua solicitude com aquele povo sofrido”.
Este responsável sublinhou que o Papa esteve “entre os primeiros a denunciar a gravidade da situação”, no último dia 17 de julho, enviando desde logo um donativo para a Somália.
A seca que fustiga atualmente o Corno de África, considerada a pior dos últimos 60 anos, já provocou dezenas de milhares de mortos e constitui uma ameaça para mais de 12 milhões de pessoas na Somália, no Quénia, na Etiópia, no Djibouti, no Sudão e no Uganda.
A situação é tida como crítica na Somália, onde a ONU decretou formalmente o estado de fome na capital Mogadíscio e noutras quatro regiões.
Dom Giampietro Dal Toso apela à comunidade internacional, lembrando que “é preciso agir imediatamente” porque há pessoas a morrer.
“Também é necessário planificar projetos de desenvolvimento que garantam o futuro das novas gerações e afastem para sempre o fantasma da fome no mundo”, acrescenta.
Para o secretário do ‘Cor Unum’, a ação da Igreja nesta crise é visível “em vários níveis”, desde o acolhimento e o apoio à população ao trabalho feito pelas dioceses e comunidades locais, “com os seus poucos meios”.
“É importante destacar que as Igrejas na África reagiram imediata e generosamente às necessidades”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário